sábado, 26 de junho de 2010

Stephenie Meyer

“Crepúsculo”, ”Lua Nova”, “Eclipse” e “Amanhecer”
Apesar de toda a publicidade (positiva e negativa) gerada pelos filmes, os livros de Meyer são excelentes. Temperados com ação e romantismo, sendo ainda pincelados com o sobrenatural, são fáceis de ler, e impossíveis de resistir. Quando você começa a ler não quer parar mais. (se você é daqueles que mesmo sem ler já tem opinião negativa sobre a série por causa dos filmes lembre que o livro é sempre melhor que o filme, ou por causa da opinião alheia então você tem mais é que se informar mesmo, no entanto se você já leu e não gostou, faça um comentário, pois é sempre melhor ter mais do que um ponto de vista!).
A saga narra a história de Bella e Edward (um vampiro como você nunca encontra nas páginas de Bram Stoker ou Anne Rice), e todas as dificuldades que eles encontram, tais como Jacob e seus “irmãos lobisomens”, ou James e Victoria com seu exército de “Recém-criados” ou ainda os Volturi e sua Guarda Pessoal.

“A Breve Segunda Vida de Bree Tanner”
O livro conta uma história que aconteceu durante o período de tempo determinado pelo livro “Eclipse” (paralelo á ele).
É uma parte da história da (segunda) vida de Bree Tanner, uma das recém-criadas de Victoria (aquela que os Volturi mataram já depois de a batalha ter terminado e ela ter se rendido).
A própria autora admite que foi cruel ao escrever sobre uma personagem da qual todos vão gostar, mesmo sabendo que ela morrerá no fim do livro.
Neste volume descobrimos acontecimentos e tramas que não aparecem nas paginas de “Eclipse”, pois não são do conhecimento de Bella. Isso nos faz pensar que ainda há muito a ser escrito.
O único defeito que eu ressalto é que ele não tem capítulos, é como se fosse um capítulo só.

“Hospedeira”
É também um dos meus preferidos, embora Peg (Peregrina), a personagem, não se pareça nada com Bella. A história é outra, totalmente original, mas também recheada com ação, paranormalidade e romantismo. Não é a típica Ficção Científica, mas faz com que você “viaje” com a autora.
Há também outro livro dela (Formaturas Infernais), mas não vou falar dele agora. Enfim, são todos recomendáveis para qualquer um.

domingo, 13 de junho de 2010

Trilogia “E no Sétimo dia...” - Paulo Coelho






Paulo Coelho é um dos autores mais lidos no mundo, faz parte da Academia Brasileira de Letras e é um dos ocultistas mais respeitados. É o autor de vários livros (Todos realmente interessantes). Nesta trilogia E no sétimo dia... (que a pesar de ser uma trilogia não precisa ser lida na seqüência de publicação, eu mesmo li fora da ordem...), da qual fazem parte “Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei”, “Veronika Decide Morrer” e “O Demônio e a Srta. Prym”. Os três livros falam de uma semana na vida de pessoas normais, que subitamente se vêem confrontadas com “o amor”, “a morte”, e “o poder”.
No 1º livro (Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei) o tema abordado é o amor, na forma de um amor entre homem e mulher, dois amigos de infância que a vida separou, e voltou a juntar (em uma situação complicada é claro). Mas também está presente o tema de fé e religiosidade (que é abordado como uma revolução teológica do Catolicismo). É importante ressaltar que esse é o único livro da trilogia que Paulo alega não ser um caso real.
Dos livros que compõem esta trilogia é o que menos me interessou.
No 2º livro (Veronika Decide Morrer) o tema abordado é “a morte”. É exemplificado por Veronika, uma jovem eslovena que resolve dar fim a própria vida (com remédios para dormir), e que ao falhar, e só por isso, descobre que a vida tem um sentido, que pode ser bela, que é para ser vivida. É em um sanatório chamado Villete que ela se da conta dessas afirmações, além de conhecer o mais próximo que ela já teve de amigos; e também o amor, com um esquizofrênico chamado Eduard.
A loucura é um tema secundário no livro, é abordada de uma maneira inovadora (pelo menos para os leigos). Em certo momento é colocada como a incapacidade de aceitar-se diferente do que é padronizado como normal. (obviamente o autor não deixa de lado os termos e conceitos científicos da psicanálise). Alguns dos personagens dizem que recuperaram o amor pela vida (o que está relacionado coma cura da loucura) por causa da jovem que se condenou à morte e arrependeu-se, passando a viver uma vida inteira em uma semana.
No 3º livro (O Demônio e a Srta. Prym) o tema abordado é “o poder”, assim como “o bem contra o mal”, no contexto de uma pequena (e antiquada) cidade européia, em que um rico estrangeiro chega para passar uma semana, nesse tempo ele pretende provar que todos os Homens são maus. Para isso ele oferece 10 barras de ouro para a cidade se algum morador cometer um assassinato.
Nesta trama a Srta. Prym (uma moradora da cidade) é quem vive mais intensamente a batalha maniqueísta. É uma narrativa interessante, você nem percebe o quanto já leu, quando de repente terminou e está procurando outro livro do autor para ler.
Os demais livros do autor são também altamente recomendados, quem os ler passará ver a vida de outra forma.

Trilogia Millennium – Stieg Larsson


A série é composta por três livros: “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar”.
Os livros são muito bons, o estilo é envolvente e dinâmico, os temas abordados são da realidade, o que torna impossivelmente real. Eles te prendem da primeira a ultima página e você passa a viver naquele universo (e com isso você aprende muito, e se diverte pra valer).
Na saga são abordados temas como: tráfico internacional de mulheres, espionagem na época da Guerra Fria, sexualidade e homossexualidade, crimes virtuais, falcatruas empresariais, dramas familiares, exploração sexual, etc. O grande herói é o jornalista Mikael Blomkvist (apesar da profissão não ser a mesma, pode-se dizer que ele é uma espécie de Poirot moderno, sempre as voltas com tramas cheias de reviravoltas), ele é auxiliado por sua amante, também jornalista, Erika Berger, e por Lisbeth Salander, que tem um papel extremamente importante em todos os livros.
O primeiro livro mostra como é a relação entre os personagens, como alguns deles se conheceram, o dia-a-dia deles, a história de vida deles, entre outras coisas misturadas à trama. Basicamente a história gira entorno do desaparecimento de Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, em 1966, que some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada (o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer). Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Mikael é contratado para desvendar esse mistério que tem um desenlace inesperado.
Lisbeth Salander já tem um papel de destaque desde o primeiro livro, mas é a partir do segundo que ele recebe os holofotes. Ela parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. O mistério desse volume tem como fato central os seguintes acontecimentos: o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados (um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres). A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis
No volume final da saga de Mikael e Lisbeth, Mikael se vê na situação de que ajudar Lisbeth, não é mais apenas uma questão pessoal, já é uma questão profissional, uma questão de justiça. Enquanto Lisbeth recupera-se num hospital de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se ela quer uma oportunidade para dar o troco. Os dois, em parceria, estam muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar duas vezes.
Mergulhe no cotidiano (recheado de mistério e romance) da revista sueca Millennium e tenha uma ótima leitura.

domingo, 6 de junho de 2010

Amor Vampiro & Formaturas Infernas & Imortal :Hstórias de amor eterno



Amor Vampiro

Nestes livros cada autor escreve um conto de amor entre vampiros e humanos. O primeiro é cheio de conotações eróticas e paranormais, é um ótimo livro. Dele destaco em especial André Vianco, autor de vários outros livros (“Os Sete”, “Sétimo”, “O Senhor da Chuva”, “O Turno da Noite” três volumes, “Bento”, “O Vampiro-Rei” dois volumes, “A Casa”, “Sementes no Gelo” e “O Caminho para o Poço das Lágrimas”; todos excelentes). Em breve lerei outro de seus livros e postarei algo. Também recomendo os livros de Martha Argel.

Formaturas infernais

Quanto ao segundo livro, ele segue praticamente o mesmo gênero, só que não são apenas vampiros que figuram entre os personagens de seus contos (temos vampiros bruxas zumbis e outros seres fantásticos), e que ele não é nacional. Destaco entre seus autores Stephenie Meyer (autora da serie Crepúsculo) e Meg Cabot (autora de ”O Diário da Princesa”)


Imortal: Histórias de amor eterno

Nesse vemos de novo histórias de amor entre vampiros e humanos, mas a diferença é que aqui também aparecem novas concepções de vampiros (não só os clássicos sugadores de sangue), como as sirenas (Seres mitologicos que se alimentam da energia das pessoas). O livro foi organizado por P. C. Cast (sim uma das autoras de House of Night) e conta com Kristin Cast (sim a outra autora de House of Night) e Rachel Caine (autora de Morganville Vampires) como duas de suas autoras. Outra curiosidade é que o livro foi escritos apenas por mulheres.








A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak


Bom resolvi postar também alguns livros que li anteriormente e pra começar...
Este livro se tornou um fenômeno mundial. A história se passa na Alemanha Nazista e é narrada pela Morte (por mais estranho que isso pareça). Ela relata uma pequena e marcante passagem na vida de Liesel Meminger, a roubadora de livros. Na história a Morte se surpreende coma garota, por isso decide contar-nos sua história, que acontece entre as coisas mais belas e brutas da vida.
Mesmo com toda essa beleza poética, há de se levar em conta o estilo levemente cansativo e monótono do Australiano Markus Zusak. No entanto o livro é recomendável, assim como “O Diário de Anne Frank” e “O Menino do Pijama Listrado” (John Boyne), para quem quer entender um pouco mais da história da Segunda Guerra Mundial (os três livro mostram a perspectiva de crianças).

A Cabana – William P. Young

Continuando com os livros que li anteriormente...
Mesmo eu que não sou cristão reconheço o quão emocionante é esse livro. É tocante a mensagem passada; o livro é cativante e tem estilo empolgante.
É a história de um homem (Mack) que tem a filha de 6 anos (Missy) assassinada e um tempo depois é convidado, aparentemente por Deus (Papai), com quem Mack estava muito decepcionado, a ir conversar na cabana em que o corpo de Missy foi encontrado. La ele tem conversas profundas, revelações importantes, e sai com um novo pensamento e com o coração mais leve.
É indicado a todos, especialmente para quem passa por uma crise religiosa, ou que (como era o meu caso quando eu o li) perdeu alguém importante.
Recomendo também a leitura de "Encontre Deus na Cabana" (Randal D. Rauser), apesar de ter um fundo mais religioso do que literário.

House of night: Caçada – P .C. e Kristin Cast

Bom agora vai o livro que eu estava lendo esse final de semana
É a emocionante sequência da série House of Night (Morada da Noite). O quinto de 12 livros vem ainda mais empolgante que os anteriores (se é que isso é possível).
A série conta a história de Zoe (uma vampira como você nunca viu) e seus amigos. Na saga a Grande Sacerdotisa (Neferet) e diretora da Morada da Noite onde Zoe vive (Morada da Noite é como uma escola para vampiros em transformação) que se volta contra a Deusa Nyx. Zoe e seus amigos tentam impedi-la em nome de Nyx.
Neste livro, após Neferet ter libertado Kalona (um demônio ancestral da mitologia Cherokee), Zoe tem que enfrentar uma nova realidade que a presença dele impõe, não só à Morada da Noite, mas à toda Tulsa. Novos personagens, com novos poderes, são introduzidos nas trama; velhos problemas retornam, outros surgem e alguns se intensificam.
Ressalto apenas dois pontos negativos: 1º Zoe se comporta como uma cachorra (palavras das autoras), 2º a história toda se passa em um intervalo de tempo muito curto (do 1º ao 5º livro decorrem apenas dois meses) e acontecem coisas demais, isso faz com que soe um pouco artificial. Apesar disso faz parte da minha lista de livros preferidos.

O Vendedor de Armas – Hugh Laurie


Resolvi começar com o livro que eu estava lendo semana passada.
A estreia do ator Hugh Laurie (O protagonista da série Dr. House) como escritor é o tipo de livro que se quer ler bebendo algo em uma noite fria; não é um livro para ser devorado, mas sim saboreado.
O texto é repleto de ironia, com boas sacadas humorísticas e (às vezes) rabugentas. Contém "pinceladas" de bom gosto literário, como uma alusão a Hamlet (Shakespeare).
É a história de um britânico (Thomas Lang) que se vê metido em uma trama incomum de conspiração e romance. Ele é obrigado a trabalhar como terrorista para O Vendedor de Armas, mas decide que não será tão fácil de ser controlado. O livro termina de modo bem sarcástico.
Em alguns momentos Lang chega a lembrar Holden Cauldield (O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger) por sua excessiva autocrítica e pelo estilo descritivo do autor.
Enfim, eu o recomendo, principalmente para os fãs do ator.

sábado, 5 de junho de 2010

Criação

Olá eu sou Tauan e fiz este blog para publicar minhas opiniões sobre livros que já li e para podermos discutir sobre literatura.
Aguardo sugestões...
Espero que todos gostem!