sábado, 27 de novembro de 2010

Biografia de Stephenie Meyer

Stephenie Sonnibe Morgan nasceu em Hartfor, EUA no dia 24 de Dezembro de 1973, filha de Stephen Morgan e Candy. Ela cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi. Ela freqüentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, e cursou literatura inglesa na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, onde se formou em 1995. Meyer é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (dá pra acreditar?). Conheceu seu marido Christian, mais conhecido por "Pancho", quando era pequena, casou-se com ele em 1994. Juntos, eles têm três filhos: Gabe, Seth e Eli. (de cara a gente nota de onde vem as inspirações para os nomes de seus personagens!). Crepúsculo é o seu primeiro romance.
Depois da publicação de Crepúsculo, Stephenie foi escolhida como um dos "novos autores mais promissores de 2005" pela Publishers Weekly. O sucesso desta obra lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company. Além dos livros da saga Crepúsculo (e relacionados à ela), Stephenie continua escrevendo livros como, “A Hospedeira” e “Formaturas Infernais”.
Meyer ganhou recentemente duas versões de sua biografia: uma em quadrinhos, feita originalmente pela Bluewater Comics, "Twilight Unbound: The Stephenie Meyer Story", que conta a vida e a inspiração para a saga, a história e as lendas de Forks; e outra, não-autorizada, do biógrafo americano Marc Shapiro.
Ela ainda promete render muito!

sábado, 20 de novembro de 2010

El Teatro en la Sala de Aula: Una Mirada Plural – Orlando Fernández Aquino & Kenia M de Almeida Pereira.

O livro é um compêndio de textos de cinco professores universitários. Quatro brasileiros e um cubano, o Professor Doutor Orlando Fernández Aquino (meu professor de Didática!), de quem eu recebi um exemplar autografado da obra! (^^)
O sentimento que norteia o livro está contido o seguinte trecho: “Ojalá que la idea de la enseñaza del teatro en la sala de aula logre éxito, pues también se traduce en un proyecto colectivo de trabajo con la mentalidad de aquellos que dirigen la instituciones educacionales en todos los niveles, involucrando a profesores, alumnos y gestores educacionales en esta caminata del conocimiento que se espera también sea ‘plural’”.
Como o próprio título sugere o livro trás uma visão plural dos benefícios do teatro na sala de aula, como, por exemplo, uma forma de ilustrar determinado período histórico, ou como forma de atrair para a leitura o aluno da era da internet. Porém acho importante ressaltar, como professor de química, que senti falta do tratamento de como utilizar o teatro no ensino de ciências exatas.
O livro apresenta as premissas metodológicas para a utilização de textos dramáticos no ensino-aprendizagem. Assim como define e discute sobre o que é um texto dramático, suas partes e gêneros, Trabalhando também no como interpretá-lo.
A obra é enriquecida com trechos da dramaturgia hispanofônica.
Quando o professor Orlando me entregou o livro, ele me perguntou se era um livro bonito. Eu disse que sim e ele me respondeu que depois que lesse veria que além de bonito, é um livro bom. Agora eu afirmo que ele estava certo, o livro é bom, tem bom conteúdo, é bem escrito e trata o tema de forma simplificada e direta. É ideal para quem se interessa por teatro, ou romances dramáticos (como eu), pois faz uma análise impar deste gênero literário.

Testemunha de Acusação & Outras Peças – Agatha Christie

Esse é para quem gosta de teatro. (eu prefiro ler à assistir, mas...)
Em Testemunha da acusação & outras peças, a Rainha do Crime apresenta quatro grandes textos da dramaturgia: “Testemunha da acusação”, “A hora H”, “Veredicto” e “Retorno ao assassinato”.
Na peça que dá nome ao livro, Agatha Christie cria uma emocionante trama de tribunal: Leonard Vole é acusado de assassinar uma mulher mais velha, de quem era o único beneficiário no testamento. O julgamento foge ao controle quando a mulher do réu aparece para testemunhar contra o marido. Tudo acontece de maneira a deixar o leitor mais e mais curioso, o final é dos mais bombásticos!
Em “A hora H” a assassinada é a anfitriã de uma casa de campo no interior da Inglaterra, todos na casa são suspeitos o final não é tão surpreendente. Por isso não posso falar muito sem estragar o suspense.
“Veredicto” se passa na casa de um professor universitário, sua esposa, já muito doente é assassinada por uma aluna apaixonada por seu professor, o mistério do lavro está em saber se a prima da vítima, que foi acusada pelo assassinato, será ou não condenada injustamente e se ela ficará com o seu amor, o marido da falecida prima (que professor é esse em, todas o querem...).
A última peça é “Retorno ao assassinato” e conta a história de uma moça órfã, cuja mãe morreu na prisão cumprindo pena pelo assassinato do marido, pai da protagonista. Toda a ação se deve ao fato de nossa mocinha estar querendo provar a inocência de sua mãe. Para isso ela reúne todos que estavam presente na ocasião do assassinato e eles repassam todo o ocorrido. A conclusão é emocionante!

sábado, 13 de novembro de 2010

Biografia de Patrick Süskind

Patrick Süskind nasceu em Amsbach, na Baviera, Alemanha, no dia 26 de março de 1949, filho do escritor e jornalista W. E. Süskid, estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e, em Aix-em-Provence, na França. Publicou primeiramente alguns contos, entre eles: “Uma Batalha” – incluído em uma antologia, A Pomba, em 1979. Mas foi “O Perfume” (que também virou filme), lançado em 1985, seu primeiro livro de sucesso, seguido por “ A História do SR. Sommer” de 1991 e, em 1995, “Três Histórias”. Outro trabalho que lhe deu fama foi o monólogo dramático “O Contrabaixo”. Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão (que por si só já desconhecido para a maioria de nós brasileiros). Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar seus livros em filmes,com medo de que sejam plagiados ou falsificados (e ele tem razão!). Apesar disso, “O Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também roteirista de televisão. Escreveu alguns roteiros para a TV alemã , como o seriado Der ganz normale Wahnsinn. Ao lado de Helmut Fischer escreveu o roteiro de Rossini, uma história que se passa no submundo de Munique. “O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. A série “O Perfume” fez tanto sucesso que ano final daquele mesmo ano (1985) foi transformada em livro. A obra alcançou o topo das listas de best sellers na maioria dos países em que foi publicada.

domingo, 7 de novembro de 2010

O Perfume: História de um assassino - Patrick Süskind

O Perfume, um romance do escritor alemão Patrick Süskind, é um dos livro que eu mais gostei de ter lido. Se possível leiam antes de ver o filme (que é também muito bom!).
A história situa-se no século XVIII, em Paris. O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a mãe, que algumas semanas depois foi executada por infanticídios, vendia peixe (ele só sobrevive por sorte!). Grenouille possui duas características excepcionais. A primeira é o fato de não ter cheiro nenhum, o que assusta sua ama e as crianças com quem ele vive no orfanato, mas que permite que ele passe totalmente despercebido. Durante a história, essa ausência de odor, de que ele se dá conta somente bem mais tarde, será compensada pela criação de perfumes mais ou menos atraentes, que Grenouille utiliza de acordo com as circunstâncias a fim de ser notado pelos outros (o resultado é incrível!).
A outra é que ele tem um olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Consegue percebê-los por mais longe que estejam e armazena-os todos em sua memória, também excepcional para relembrar aromas. Esse olfato é sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional. Também vale ressaltar que ele não se importa se os odores que inala são bons ou ruins, mas sim que sejam novos para ele.
Durante a sua vida teve vários acidentes e doenças, trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e depois como aprendiz de perfumista e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu várias técnicas para a criação de perfumes.
Grenouille um dia encontra uma jovem, com um perfume totalmente diferente de todos os outros milhares de aromas que ele guardara na memória, e acabará por matá-la, com as suas próprias mãos, de tanto desejar apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar (26 no total), em busca do perfume perfeito.
No final da história, Grenouille volta a Paris, onde decide se livrar do perfume perfeito que havia finalmente produzido (e que usou apenas uma vez, mas que valeu a pena”) de uma maneira intrigante.