quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As Crônicas Vampirescas - Anne Rice (Resenha 3)

“Merrick”:
Este romance é um importante ponto de viragem para Louis, depois de falar com o espírito de Claudia, chamado por Merrick (uma poderosa bruxa, do clã Mayfair), e recebendo duras palavras do espírito que só confirmam o que o diário encontrado no apartamento do Bairro Francês, que era dividido por Louis, Lestat, e Claudia, ele tenta cometer suicídio, expondo-se ao sol, mas ele não queima completamente. Merrick, David e Lestat, encontram-no e restauram-no regando-o com seus sangues sobrenaturais.
A maior parte do romance é uma longa recapitulação detalhando as aventuras de David e Merrick. Os leitores encontram a irmã maléfica de Merrick, Honey Isabella; a mãe de Merrick, Cold Sandra; e a Grande Nananne, uma bruxa poderosa, cuja presença é suficiente para assustar e incutir o respeito em David Talbot.
Uma notável aventura envolve uma viagem à América Central, que Merrick é obrigada a empreender por sonhos de Oncle Vervain. Merrick e David encontram uma caverna onde eles encontram um grande tesouro: uma bela máscara de jade. Ao olhar através dessa máscara, pode-se ver espíritos etéreos, como se estivessem incorporados
No final do livro, Merrick revela seu grande esquema. Foi ela quem, desde o início, havia usado a sua magia poderosa para atrair David e Louis inexoravelmente em direção a ela para que ela pudesse receber o Dom Negro.

“Sangue e Ouro”:
O livro é basicamente constituído por partes dos outros livros, formando uma colcha de retalhos, a história de Marius.
Ele começa com um antigo vampiro nórdico despertando depois de ter sido congelado em um bloco de gelo por centenas de anos. O vampiro, Thorne, encontraMarius e pergunta sobre o passado deste, Marius então conta a sua história de vida.
Marius é transformado em vampiro por Mael e seus seguidores, para atender a seus ritos de prosperidade. Mas ele foge e, no egito, encontra Akasha e Enkil, quando volta a Roma ele encontra Mael e Avicus, um ex-deus do bosque (um vampiro mais velho do que Marius, mas que parece não conhecer o seu próprio poder). Posteriormente, eles deixam Roma quando ela é saqueada por bárbaros, e viajam para Constantinopla, levando consigo a Mãe e o Pai. Lá, eles conhecem uma vampira poderosa chamada Eudóxia, que quer que Marius deixe Aqueles Que Devem Ser Conservados sob seus cuidados, ele cede apenas o suficiente para permitir que Eudóxia os veja. Após uma série de conflitos violentos, Marius furioso arrasta Eudóxia de volta para dentro do santuário e lança-a em Akasha, que desperta para destruí-la.
Em Veneza Marius conhece Armand. Ele o descobre em um porão imundo, esperando para se tornar um prostituto no bordel da cidade. Ele compra o menino dos comerciantes de escravos e leva de volta à sua casa, onde ele o banha e promete-lhe uma vida melhor. Amadeo (é assim que Marius chama Armand) cresce, e os dois repartem muitas vezes a mesma cama. Quando Marius está fora de casa cuidando dos Pais Divinos, sua casa é atacada pelo lorde inglês Harlech, que se tornou obcecado por Amadeo após dormir com ele. Amadeo consegue matar Harlech, mas fica com várias feridas da lâmina envenenada. Marius transforma Amadeo em vampiro, a fim de evitar que o rapaz morra. E ensina-lhe a usar suas presas apenas em malfeitores para salvar sua consciência.
Deposi de ser atacada e quase queimado até a morte Marius foge achando que Armand está morto. Ele pede ajuda a Bianca Solderini. Os dois se conheceram há vários anos e têm uma relação estreita. Marius está demasiado fraco para caçar, assim, ele transforma Bianca em vampira, a fim de obter sua ajuda e recuperar suas forças. Os dois seguem para o santuário dAqueles Que Devem Ser Mantidos e vivem lá por mais de um século, onde Marius recupera gradualmente as suas forças ao beber de Akasha.
A história vai para os dias atuais, onde Marius e Thorne estão em um esconderijo na selva com outros vampiros antigos e poderosos - Armand, Santino, Maharet, Mekare, e Pandora. Marius quer justiça contra Santino por ter tomado Armand dele, mas Maharet recusa-se a deixar Marius matar Santino, que está fraco. Thorne não quer aceitar a decisão dela e assim mata Santino com o Dom do Fogo. Em penitência por seu ato, ele dá a Maharet os seus olhos. Pra esse é o ponto alto do livro.

9 comentários:

  1. Selinho para você no meu blog. Dá uma olhada;*

    http://livresemore.blogspot.com/2011/01/selinho.html#comments

    ResponderExcluir
  2. Esse eu ainda não li, mas já o tenho e tá na lista...agora quando, eu não sei...rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Eu também faço isso, vou comprando e leio quando dá^^

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem um selinho para você no meu blog http://lireliegostei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Obrigado pela visita! ^^
    Ótima sua resenha! parabens!

    Bjus!

    Andrea,
    fundofalso.com

    ResponderExcluir
  6. amei a resenha.. e já vou dar um jeito de ler (:

    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, depois diz aqui o que achou^^

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu blog... Acabei de seguir... Abração!

    http://procurandomelhoraromundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. oi,eu acabei de fazer uma resenha do livro A Ultima Musica, se estiver interessada,ficarei muito feliz se vc deixar sua opnião!
    vida-de-garota-brasil.blogspot.com
    Bjão,conto com vc!
    Sofi.

    ResponderExcluir