sábado, 25 de outubro de 2014

Noites Brancas e Outras Histórias - Fiódor Dostoiévski

Como personagem central se tem o Sonhador, que em uma das noites brancas da capital São Petersburgo apaixona-se por Nástienka. Nesta obra, diferentemente de outras, em que a preocupação social é a diretriz para o enredo, desta vez encontramos um Dostoiévski romântico, lúdico. O personagem principal, que ao contrário das versões teatrais e cinematográficas, não tem nome, vaga errante pela "noite branca" de São Petersburgo.
"Noite branca" refere-se a um fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco pouco abaixo da linha do horizonte,deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica. Um encontro casual muda completamente a vida do até então solitário protagonista: conhece a ingênua e também sonhadora Nástienka, que aos prantos, espera aquele a quem um ano antes tivera prometido o seu amor. 
Além da história que dá nome ao livro, há ainda nesta edição outras histórias curtas do escritor russo.

sábado, 18 de outubro de 2014

O Imperador: Os Portões de Roma - Conn Iggulden


Em sua estréia na literatura, Conn Iggulden captura a essência de uma terra, um povo, uma lenda. O Imperador: Os Portões de Roma traz à vida uma das mais fascinantes eras da história da humanidade.
Neste impressionante romance histórico, Iggulden é o guia de uma empolgante viagem pela Antiga Roma, um reino de tiranos e escravos, de sórdidas intrigas e paixões avassaladoras (feita a ressalva que o autor tira de cena parte das mais sórdidas cenas da época).
Primeiro título da série O Imperador, sobre a vida de Júlio César e livro que o prestigiado Bernard Cornwell expressou o desejo de ter escrito. O mais lendário de todos os monarcas, figura dominante dos últimos anos da república romana, Júlio César ascendeu de chefe político a chefe militar, e de chefe militar a ditador.
Para contar essa história, o inglês Iggulden acompanha a trajetória de dois jovens, criados como irmãos, embora um deles seja ilegítimo, no colapso da república e ascensão de Julio César. Na luxuriante península italiana, um novo império está tomando forma. Em seu coração, a cidade de Roma, um lugar de glória e decadência, beleza e sangue derramado. As aventuras e desventuras de Gaius e Marcus até a vida adulta, seus sonhos de batalhas, fama e glória a serviço do poderoso império funcionam como um microcosmos da Antiga Roma.
Um é filho de um poderoso senador, nascido num ambiente de grande privilégio e ambição. Um menino ao qual muito se dá e muito se espera em retorno. O outro é seu irmão adotivo, um bastardo de grande força e esperteza, cujo amor pela família adotiva e principalmente pelo irmão, será a força motriz de toda sua vida. Conforme os caminhos dos dois se separam e o desejo por uma bela escrava se interpõe entre os dois, Gaius e Marcus conhecerão amor, perda e violência. E a terra que tanto amam perde a inocência e mergulha num conflito civil que colocará romano contra romano. E a amizade entre os dois em xeque.
O Imperador: Os Portões de Roma mistura história e aventura, e mescla uma incrível miríade de cenários: os campos sangrentos de batalha em contraste com a opulência da maior cidade de todos os tempos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

No Banco de Jardim - Carlos Drummond de Andrade

No banco de jardim,
o tempo se desfaz
e resta entre ruídos
a corola de paz.
.
No banco de jardim,
a sombra se adelgaça
e entre besouro e concha
de segredo, o anjo passa.
.
No banco de jardim,
o cosmo se resume
em serena parábola,
impressentido lume.

sábado, 11 de outubro de 2014

Crônicas Saxônicas: Os Senhores do Norte - Bernard Cornwell


Continua a incrível narrativa de Uhtred de Bebbanburg sobre o reinado de Alfredo de Wessex.
Depois de lutar ao lado do rei Alfredo na batalha que assegurou Wessex como único reino independente da Inglaterra, Uhtred decide retornar à Nortúmbria, em busca da irmã de criação. 
No entanto, já na chegada, o jovem guerreiro encontra um cenário desolador, uma aterra assolada pelo caos e barbárie bem diferente do que esperava.
Ele se alia então a Guthred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Juntos, seguirão até Dunholm, em busca da cabeça do senhor viking Kjartan, mas só depois de ele mesmo enfrentar duras provações e desafios que nunca imaginara.

No fim de sua aventura, Uhtred só vê reafirmado o ensinamento de que wyrd biõ ful araed, o destino é inexorável.
Este livro, como tantos outros do Cornwell, está entre os meus favoritos.

sábado, 4 de outubro de 2014

Os Heróis do Olimpo: A Casa de Hades - Rick Riordan


Na esperada sequência de A Marca de Atena, Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar.
A ação é dividida em duas partes.

No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Lá, eles são ajudados por "Bob", titã que lutou contra Percy nas margens do Rio Lete e acabou perdendo todas as suas memórias. E no caminho para as Portas da Morte uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate.
Enquanto isso, no mundo mortal, os demais semideuses lutam pra chegar nas Portas da Morte à tempo de encontrar Percy e Annabeth.
Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Desperdício - Carlos Drummond de Andrade

Solidão, não te mereço,
pois sei que te consumo em vão.
Sabendo-te embora o preço,
calco teu ouro no chão.