sábado, 26 de novembro de 2011

Quem tem Medo do Escuro? - Sidney Sheldon

Esse livro é do tipo: Ual!
De todo os lados do mundo chegam notícias da morte e do desaparecimento de pessoas ligadas à Kingsley International Group, o KIG, uma importante empresa de pesquisa de alta tecnologia, envolvida em estratégia militar, telecomunicações e questões ambientais. Em Berlim, uma mulher some em plena luz do dia. E Paris, um homem pula da torre Eiffel. Em Denver, um avião explode contra uma montanha. Em Nova York, um corpo é encontrado às margens do East River.
Kelly Harris e Diane Stevens, jovens viúvas de duas das vítimas (típicas heroínas de Sidney Sheldon), se conhecem em Nova York, a convite do presidente da KIG, Tanner Kingsley. Ele garante que está fazendo todo o possível para descobrir quem está por trás das mortes misteriosas de seus maridos. Mas pode ser tarde demais. Alguém tenta matar Kelly e Diane, que escapam por pouco.
Apavoradas, suspeitando uma da outra e armadas apenas com suas inteligências, ela tornam-se aliadas em um jogo mortal, no qual apostam as próprias vidas para descobrir a verdade.
À medida que chegam ao fundo do mistério, começam a desvendar os segredos aterrorizantes que o KIG luta para ocultar. E percebem estar no meio de uma trama diabólica que pode afetar todo o destino do planeta.
Enfim um romance com o padrão Sidney Sheldon de qualidade!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Poética - Cassiano Ricardo

Que é a poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.

Que é o poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor do rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.

sábado, 19 de novembro de 2011

Os Herós do Olimpo: O Herói Perdido - Rick Riordan

Eu estava ansioso para começar a ler este livro, mesmo que antes dele eu estava lendo "Coisas Frágeis" 1 e 2 de Neil Gaiman. Isso sempre acontece antes de eu ler um livro do Rick Riordan. Até agora ele não me despontou!
Mas vamos à história:

Sete meio sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas ás Portas da Morte afinal.

Está é a profecia ligada à nova saga, que começa com Percy Jackson desaparecido; além disso, o Olimpo está fechado e os Deuses estão mudos, Hera desapareceu e, para variar, há algo sinistro no ar.
Temos novos personagens:
Jason Grace: o desmemoriado filho de Zeus (ou melhor Júpiter) que deve liderar o grupo de semideuses da profecia, embora não tenha certeza se esse é o seu lugar.
Piper McLean: a revoltada filha de Afrodite, que com o tempo passa a perceber as vantagens de sua situação.
Leo Valdez: o engraçado filho de Hefestos, que, com um dom perigoso, terá muito a oferecer ao grupo.
Eles têm em suas mãos uma bomba prestes a explodir. Ainda pior do que enfrentar o Senhor dos Titãs e seu exército. De acordo com a mitologia grega, após a derrota dos Titãs, Gaia gera os gigantes e os manda destruir o Olimpo; desta vez, além de mandar os Gigantes, a própria Deusa da Terra quer se erguer e derrotar os olimpianos.
Em sua nova série, Riordan aborda a face romana da mitologia grega, sem deixar esta de lado.

sábado, 12 de novembro de 2011

Academia de Vampiros: Promessa de Sangue - Richelle Mead

As autoras do gênero têm gostado de, de repente, no meio de suas séries, introduzir livros anormalmente maiores do que os outros, como este "Promessa de Sangue", o maior da série até agora, com praticamente o dobro do tamanho dos demais. Isso é bom quando as autoras conseguem manter o ritmo do começo ao fim; neste volume Richelle Mead logra êxito em seu intento!
O livro começa logo após Rose ter deixado a escola, depois do ataque dos Strigoi. Ciente de que deve cumprir a promessa feita a seu amor, a jovem guardiã parte rumo à Rússia para salvar Dimitri de seu sinistro destino. Lá ela conhece Sydney, membro de um misterioso grupo de alquimistas, e juntas acabam chegando à casa dos Belikov, a família de Dimitri.
Com esse aparente golpe de sorte, a viagem de Rose não parece estar longe de seu desfecho. Contudo, uma série de revelações e imprevistos passa a enredá-la cada vez mais. A dampira percebe que não será tão simples assim completar sua missão e descobre que Lissa, sua melhor amiga, novamente corre perigo.
A autora usa esse livro para descortinar um novo mundo e novos personagens, sem se afastar por completo do ambiente da escola; nele a complexa sociedade Moroi se revela menos organizada do que aparentava nos livros anteriores.
E apesar de Rose meter os pés pelas mãos várias vezes, a aura de aventura e mistério que envolve esse livro é contagiante! (principalmente as revelações do último capítulo^^)

sábado, 5 de novembro de 2011

Rainha da Tempestade - Marion Zimmer Bradley

Mais um da grande mestre da ficção e da magia: Marion Zimmer Bradley, este foi o segundo livro que eu li da série Darkover. Ele mostra que a grande epopeia do mundo do sol vermelho cenhecido como Darkover não começou com chegado dos terráqueos. Começou muito antes, durante os dias sinistros da civilização que veio a ser conhecida como Era do Caos.
Pois naqueles anos é que se aprendeu a usar o poder da matriz - e se usou mal, numa luta pelo poder entre os Domínios em ascensão. A força mental-física criou uma tecnologia que ameaçava transformar Darkover numa réplica terrível de tudo o que era ruim na distante Terra.
Rainha da Tempestade é o primeiro romance de Bradley sobre os tempos em que a matriz estava na mãos de homens ambiciosos, quando a interferência genética produzia prodígios e detentores de estranhos poderes, quando o herdeiro dos Hasturs encontrou o seu destino nas pessoas de mulher-feiticeira a quem amava e da criança-mutante que jurou proteger.
Neste volume, a autora mergulha o leitor no universo darkovano; para quem o lê como o segundo livro da série, ajuda a construir de modo linear uma sequência temporal da saga.
O livro traz personagens complexos e bem construídos, com características muito próprias, ao melhor estilo Bradley. Os principais são:
Allart, o filho mais moço do lorde do Domínio de Elhalyn, angustiado por seu estranho poder, um laran que lher permite ver não apenas o futuro, mas todos os futuros possíveis a partir de cada ato seu. Recolhe-se a um mosteiro na tentativa de reprimir esse estranho dom, mas um destino inexorável o arranca de lá para um dos muitos futuros que pode prever, mas se recusa a aceitar.
Dorilys, uma estranha criança que nasce em Aldaran, um Domínio das montanhas, com um fantástico laran, que parece capaz de controlar a tempestade. Única e mimada filha sobrevivente do lorde Aldaran, é uma menina arrogante e imprevisível, ameaçada pela doeça do limiar, que se abate sobre todos os adolescentes quando sofrem o impacto do surgimento de seu dom.
Donal, meio irmão de Dorilys, é sério, compenetrado, resignado a uma vida tranquila, em segundo plano no Domínio, quando acontecem duas coisas que haverão de mudar para sempre o seu destino: um grande amor e a ameaça armada a Aldaran.
Renata, uma jovem monitora da Torre, bela, liberada,com o dom da empatia, capaz de sentir os sentimentos alheios como se fossem seus, telepata, lançada de repente no meio de um turbilhão de eventos que escapam ao seu controle.
Nem preciso dizer que o livro é maravilhoso né...