Cinco famílias, uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã; cinco destinos marcados por um período dramático da história. A narrativa começa no despertar do século XX, quando as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos.
Follett constrói sua trama entrelaçando, de modo inimaginável, as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de história, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino.
Ao descrever a saga de famílias de diferentes origens, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta.
Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha.
Numa narrativa cheia de paixão, aventuras e suspense, Follett cria personagens inesquecíveis que ajudam a compreender a história.
O segundo volume da trilogia, que está previsto para 2012, contará a trajetória de outras gerações das mesmas família e terá como plano de fundo a queda da bolsa de Nova York, em 1929 e a Segunda Guerra Mundial. O terceiro tem previsão para 2014 e tratará da Guerra Fria.
Comprei esse livro no submarino, estava em promoção e chegou ontem, estou muito ansiosa para ler, agora mais ainda!
ResponderExcluirBeijos
Eu também estou muito ansiosa para ler, só tenho lido comentários positivos sobre ele.
ResponderExcluirB-jus
Pode crer, é impressionante!
ResponderExcluirA sequência está prevista para esse ano, estou que não me aguento para lê-la.
Já li elogios sobre esse autor. Adoro séries, com certeza irei ler, mas só quando todos os livros tiverem sido lançados! rs
ResponderExcluir=*
É, Ken Follett se destaca muito escrevendo thrillers históricos e de espionagem.
ExcluirQuanto a ler tudo depois de todos publicados é uma boa, dá pra ler toda a série de uma vez.
Oi Tauan,
ResponderExcluiradoro esse tipo de livro que mescla história e "romance". Quero muito ler esse livro...Não sabia que era uma trilogia.
Muito boa dica.
Bjos!!!
Sentimento nos Livros
Pois é, é um jeito muito legal de se chamar a atenção para a história..
ExcluirJá li e recomendo muito!
ResponderExcluir