No penúltimo volume da série alguns temas tristes e complexos serão abordados. De um modo geral, numa idade já madura nesse volume, os personagens começam a lamentar as perdas que sofreram ao longo da vida e os sonhos que não conseguiram concretizar.
Já idosa, Viviane é assassinada. Taliesin, o antigo Merlin da Bretanha, também morre de velhice logo depois. E Kevin, o novo Merlin, assume uma postura cada vez mais cristã, preocupando profundamente Morgana, que vê nisso a decadência dos ritos pagãos.
Com a morte inesperada de Viviane, sua sucessora Niniane assume o poder sobre Avalon, tornando-se a nova Senhora do Lago, e, por ser jovem demais e não estar pronta para o cargo, deixa os pagãos sem uma liderança forte para seguir.
Na Corte de Arthur, o caso de Guinevere e Lancelote passa a ser de conhecimento público, tornando-se piada. Também é neste volume que Lancelote revela a Morgana que sempre lutou contra uma homossexualidade reprimida, que, embora se sinta atraído por Guinevere, Arthur é que é seu grande amado. Morgana arma para que Lancelote se casa com Elaine e deixe a Corte afastando-o de Guinevere e Arthur.
Morgana se casa com o Rei de Gales do Norte e consegue se tornar uma matriarca pagã naquela corte, embora escondida dos cristãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário