Outro do insuperável Julio Verne: ambientado no longínquo (e fascinante) império russo, narra as aventuras do intrépido herói, que necessita percorrer 5.500 km de obstáculos quase insuperáveis, entre os exércitos de traidores do czar, para entregar ao Grão-Duque, na cidade de Irkutsk, na Sibéria, uma mensagem secreta que o soberano lhe confiara.
Suportando todo o tipo de dificuldades e de obstáculos, submetido a humilhações e tortura durante esse longo percurso pelo exótico interior do continente asiático, o herói surge como um modelo de perfeição e virtude, forte e corajoso, a quem nada consegue deter no cumprimento de sua missão.
Quanto mais leio sobre essa magnífica cultura (da terra já chamada de Império Russo e URSS), mais me interesso pela terra de Dimitri Mendeleiev e Ivana Fukalot.
Neste livro, especificamente, pode-se aprender sobre a geografia e a política da Rússia Czarista. Para aprender mais sobre outro período, recomendo a leitura do romance: Zoya de Danielle Steel.
Uma ressalva importante é que é necessário ter atenção ao ler, pois a quantidade e variedade de nomes (estranhos) citados pode levar à incompreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário