O Capitão Tormenta é uma ótima história de aventura, com lutas de espadas, combates ferozes e difíceis navegações, sucedendo-se uns aos outros e conquistando o interesse do leitor. Um tipo de história raramente encontrada na literatura contemporânea, uma constante de ação, introduzida com naturalidade por Salgari.O livro, publicado 1905, tem como protagonista uma mulher que luta e lidera exércitos disfarçada de homem. O Capitão Tormenta é na realidade a Duquesa Eleonora, d’Eboli, uma italiana que se faz passar por homem para poder lograr êxito na tarefa de resgatar o seu amado, o visconde Le Hussière, das mãos dos turcos. Ambientada no século XVI, durante o assalto dos Turcos aos últimos focos de resistência do Mediterrâneo, a história mostra o Capitão Tormenta destacando-se como corajoso cavaleiro, respeitada até pelos adversários.
Entre os personagens principais estão o Capitão Tormenta/Eleonora, o Leão de Damasco (que desempenha um papel ambíguo), El-Kadur, o escravo apaixonado por sua ama e a ambiciosa Haradja.
Este é também um daqueles livros em que se pode, além de aproveitar uma agradável leitura, aprender história e geografia (principalmente geopolítica).
Trata-se de mais um livro desencavado da velha e poeirenta biblioteca de meu avô, na edição de 1972.
Nenhum comentário:
Postar um comentário