domingo, 16 de setembro de 2018

Travessuras da Minha Menina Má: après les saisons - Otávio Bravo

Nos encontramos novamente com Victor, agora a caminho do fundo do poço. Depois de ser atraiçoado de diversas maneiras e de sofrer todos os possíveis reveses, ele decide que ainda pode piorar tudo, e, por contra própria, testar seus limites físicos e morais.
Ele mergulha inicialmente em uma jornada de drogas e baladas pela Europa. Desempregado e sem perspectivas para o futuro profissional e amoroso, ele é triste caricatura do coroa que quer ser jovem novamente. E essa é uma das partes mais leves da terceira fase de sua vida.
Pra falar a verdade, chega a ser difícil a leitura de algumas passagens em que Victor está 'na sarjeta', pra quem acompanhou a história de sua vida por décadas, viu o sucesso que ele pode alcançar, dar com ele, agora, submerso em drogas e depressão é um teste que só superamos graças à qualidade do texto.
É nesse volume que a história mais se aproxima da de Vargas Llosa, com os altos e baixos na vida de Victor, seus reencontros com Duda, a esperança que se renova periodicamente e a frustração que retorna inexoravelmente.
É também por causa de Duda que ele tem sua chance de redenção e de reencontrar a felicidade, na figura de Ana Marcela.
Do começo ao fim, um livro visceral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário