sábado, 22 de dezembro de 2018

1Q84 - Haruki Murakami


Murakami é conhecido, nos meios literários, como o eterno candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Todo ano ele é cotado para levar a honraria mais uma vez para o Japão, mas todo ano alguém "passa na sua frente".
A notoriedade do escritor japonês está em sua essência, ao mesmo tempo japonesa e cosmopolita. Seus livros retratam o japão de hoje — do fim do século XX  e início do século XXI — com o mesmo estilo básico de narrativa dos ocidentais. Ou talvez um eficaz meio termo entre o estilo redundante japonês e o ocidental. 
A trilogia 1Q84 inspira-se na magnos opus de George Orwell, 1984, para retratar um mundo levemente surreal, com duas luas no céu, seres misteriosos e fatos que contrariam a ''leis da ciência'. A interpretação oriental do realismo mágico dá um toque de frescor na narrativa de Murakami. 
Além, é claro, dos gatos. Os gatos sempre estão presente. Assim como a música. É como se em cada livro do Murakami houvesse uma música tema, que ajuda a conduzir a história, e um gato à espreita.

Os livros da trilogia são divididos em meses do mencionado ano, o primeiro vai de abril a junho, o segundo de julho a setembro, e o terceiro de outubro a dezembro. 
São divididos em capítulos que acompanham os dois personagens principais, Tengo Kawana, professor de matemática e aspirante a escritor, que se envolve em um conchavo editorial para reescrever um livro de fantasia que se torna mais realista a cada página; e Massami Aomame, uma personal trainer e assassina de aluguel. 
A trama investiga um grupo religioso secreto que se relaciona com a narrativa do livro ficcional reescrito por Tengo. Há também personagens secundários que valem um livro cada: Eriko Fukada, a adolescente de 17 anos que foge do grupo religioso e escreve uma história polêmica; Tamaru, o gurda-costa da rica senhora que lidera uma cruzada contra a violência doméstica, assassinando agressores, sempre que necessário, e Ushikawa, um repulsivo detetive particular.
1Q84 é um livro (ou uma trilogia) ímpar, envolvente e divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário