sábado, 25 de maio de 2013

Biografia de Paulo Coelho

A história de Paulo Coelho começa no Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947, nascido numa família de classe média, desde muito novo gostava de escrever e mantinha um diário (Vêm as referências...). No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seus pais  o desestimulavam a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.
Na década de 1960 ingressa no mundo do teatro, no início da década seguinte, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda. Profissionalmente, além de diretor e ator teatral, exerce também a função de jornalista, quando em 1972 conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS. Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro (além de compor também para diversos intérpretes, tais como Elis Regina, Rita Lee e Rosana Fiengo).
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas e religiões (ditas) alternativas.
A carreira literária de Paulo não começou logo com os sucessos do quais estamos habituados a ouvir falar, seus dois primeiros livros não tiveram a repercussão desejada, sendo o segundo recolhido pelo autor que o considerou o trabalho de má qualidade.
Em 1986 Paulo Coelho fez a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago, percorrendo os quase 700 quilômetros a pé, experiência que relata em detalhes no livro O Diário de um Mago, editado em 1987. No ano seguinte, publicou O Alquimista, que  se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos, um dos mais importantes fenômenos literários do século XX.
De lá pra cada, cada livro que ele escreve se torna um fenômeno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário