
A notoriedade do escritor japonês está em sua essência, ao mesmo tempo japonesa e cosmopolita. Seus livros retratam o japão de hoje — do fim do século XX e início do século XXI — com o mesmo estilo básico de narrativa dos ocidentais. Ou talvez um eficaz meio termo entre o estilo redundante japonês e o ocidental.
A trilogia 1Q84 inspira-se na magnos opus de George Orwell, 1984, para retratar um mundo levemente surreal, com duas luas no céu, seres misteriosos e fatos que contrariam a ''leis da ciência'. A interpretação oriental do realismo mágico dá um toque de frescor na narrativa de Murakami.

Os livros da trilogia são divididos em meses do mencionado ano, o primeiro vai de abril a junho, o segundo de julho a setembro, e o terceiro de outubro a dezembro.
São divididos em capítulos que acompanham os dois personagens principais, Tengo Kawana, professor de matemática e aspirante a escritor, que se envolve em um conchavo editorial para reescrever um livro de fantasia que se torna mais realista a cada página; e Massami Aomame, uma personal trainer e assassina de aluguel.

1Q84 é um livro (ou uma trilogia) ímpar, envolvente e divertido.