O livro é um compêndio de textos de cinco professores universitários. Quatro brasileiros e um cubano, o Professor Doutor Orlando Fernández Aquino (meu professor de Didática!), de quem eu recebi um exemplar autografado da obra! (^^)
O sentimento que norteia o livro está contido o seguinte trecho: “Ojalá que la idea de la enseñaza del teatro en la sala de aula logre éxito, pues también se traduce en un proyecto colectivo de trabajo con la mentalidad de aquellos que dirigen la instituciones educacionales en todos los niveles, involucrando a profesores, alumnos y gestores educacionales en esta caminata del conocimiento que se espera también sea ‘plural’”.
Como o próprio título sugere o livro trás uma visão plural dos benefícios do teatro na sala de aula, como, por exemplo, uma forma de ilustrar determinado período histórico, ou como forma de atrair para a leitura o aluno da era da internet. Porém acho importante ressaltar, como professor de química, que senti falta do tratamento de como utilizar o teatro no ensino de ciências exatas.
O livro apresenta as premissas metodológicas para a utilização de textos dramáticos no ensino-aprendizagem. Assim como define e discute sobre o que é um texto dramático, suas partes e gêneros, Trabalhando também no como interpretá-lo.
A obra é enriquecida com trechos da dramaturgia hispanofônica.
Quando o professor Orlando me entregou o livro, ele me perguntou se era um livro bonito. Eu disse que sim e ele me respondeu que depois que lesse veria que além de bonito, é um livro bom. Agora eu afirmo que ele estava certo, o livro é bom, tem bom conteúdo, é bem escrito e trata o tema de forma simplificada e direta. É ideal para quem se interessa por teatro, ou romances dramáticos (como eu), pois faz uma análise impar deste gênero literário.
O sentimento que norteia o livro está contido o seguinte trecho: “Ojalá que la idea de la enseñaza del teatro en la sala de aula logre éxito, pues también se traduce en un proyecto colectivo de trabajo con la mentalidad de aquellos que dirigen la instituciones educacionales en todos los niveles, involucrando a profesores, alumnos y gestores educacionales en esta caminata del conocimiento que se espera también sea ‘plural’”.
Como o próprio título sugere o livro trás uma visão plural dos benefícios do teatro na sala de aula, como, por exemplo, uma forma de ilustrar determinado período histórico, ou como forma de atrair para a leitura o aluno da era da internet. Porém acho importante ressaltar, como professor de química, que senti falta do tratamento de como utilizar o teatro no ensino de ciências exatas.
O livro apresenta as premissas metodológicas para a utilização de textos dramáticos no ensino-aprendizagem. Assim como define e discute sobre o que é um texto dramático, suas partes e gêneros, Trabalhando também no como interpretá-lo.
A obra é enriquecida com trechos da dramaturgia hispanofônica.
Quando o professor Orlando me entregou o livro, ele me perguntou se era um livro bonito. Eu disse que sim e ele me respondeu que depois que lesse veria que além de bonito, é um livro bom. Agora eu afirmo que ele estava certo, o livro é bom, tem bom conteúdo, é bem escrito e trata o tema de forma simplificada e direta. É ideal para quem se interessa por teatro, ou romances dramáticos (como eu), pois faz uma análise impar deste gênero literário.
Conheço uma pessoa (na verdade meu ex-professor do cursinho, haha) que após algum tempo dando aulas de história, resolveu incorporar elementos cênicos durante as aulas. Não tive oportunidade de presenciar nenhuma aula dele com essa proposta, mas ela é, no mínimo, muito interessante. Acredito que tudo pode servir de auxílio para o ensino e aprendizado.
ResponderExcluirAbraços!!
Deixei um selo pra você lá no meu blog *-*
ResponderExcluirPois é, eu acredito muito no potencial desse tipo de estratégia de ensino.
ResponderExcluir