quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nêmesis - Agatha Christie

Lendo este livro, ressurgiu-me ideia de que (como já havia lido em algum outro blog) Miss Marple seria uma espécie de alter ego da autora. Por hora, fica apenas a ideia...
O livro começa com Miss Marple sentada em sua grande poltrona, diante da lareira em sua casa em St. Mary Mead. Enquanto lia seus jornais, repetiu em voz baixa, para si mesma, a estranha frase, que evocava um outro cenário: palmeiras tropicais, o mar azul do Caribe, e ela própria, correndo pela noite quente e perfumada da ilha de St. Honoré em busca de socorro para tentar salvar uma vida. Naquela noite a primeira palavra que lhe ocorreu fora Nêmesis.
Instigante, talvez seja uma palavra adequada para descrever este livro. Também acho pertinente dizer que quase morri de curiosidade ao ler este livro; embora seja o mais confuso dos livro de Agatha, dando poucas informações e muitas sugestões, desorienta o leitor.
O mais interessante é perceber como toda a trama, os acontecimentos, as tragédia, e as reações, já estavam previstas por Mr. Rafiel, ao dar à Miss Marple a missão de ser sua Nêmesis.
E no final, ao melhor estilo Agatha Christie, quem aparentava ser vilão se mostrou mocinho, e quem se mostrava mocinho se revelou vilão.
Agradeço ao amigo Gustavo por este livro.

Um comentário:

  1. Amos os livros da Agatha Christie, mas faz algum tempo que não os leio e como não tinha o hábito de marcar os que havia lido, não sei se já li esse...rsrsrs...
    Me deu vontade de ler algo dela de novo.
    Valeu pela dica.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir