sábado, 11 de fevereiro de 2012

As Minas do Rei Salomão - Henry Rider Haggard

A história começa com Sir Henry, e seu amigo, Capitão John, buscando a ajuda de Allan Quatermain para encontrar o irmão perdido de Sir Henry, visto pela última vez viajando pelo interior em direção ao norte, em uma busca pelas lendárias minas do rei Salomão. Quatermain concorda em liderar uma expedição em troca de parte do tesouro, ou uma pensão para seu filho, caso fosse morto no caminho. Eles também levam um misterioso nativo, chamado Umbopa.
Eles cruzam as montanhas em direção a um vale habitado por uma tribo de nativos conhecida como Kukuanas. São levados para ver o rei Twala, que comandava seu povo com implacável violência após ter assumido o poder ao assassinar seu irmão e exilar sua esposa e seu filho, supostamente mortos no deserto. O rei Twala é apenas um rei de fachada, pois o verdadeiro cérebro por trás dele é uma velha embusteira chamada Gagool.

Uma rebelião tem início e os rebeldes têm sucesso em derrubar Twala. Os ingleses capturam a malvada Gagool e ela promete guiá-los para a montanha onde estão localizadas as minas de Salomão.

Ao achar o tesouro, Gagool engana os ingleses os deixa para morrer. Com sorte, eles encontram uma rota de fuga, trazendo consigo, do enorme tesouro, apenas uns poucos bolsos cheios de diamantes, mas ainda o suficiente para fazê-los ricos.

O grupo deixa o vale e retorna ao deserto, onde acham o irmão de Sir Henry em um oásis incapaz de ir em frente ou de voltar.
Muito interessante para quem é fã do filme A Liga Extraordinária, para entender as orígens de
Allan Quatermain.

2 comentários: