sábado, 28 de julho de 2012

O Dia do Chacal - Frederick Forsith

Forsyth teve a ideia de escrever um livro em que poria à prova os métodos de investigação de sua atividade como repórter, como tema as tentativas da extrema direita francesa de assassinar o General Charles De Gaulle, presenciadas pelo autor, na Paris de 1962.
Essa atitude fora despertada pelo próprio de Gaulle, ao descolonizar a Argélia, provocando descontentamento popular e de oficiais do exército francês. Uma organização clandestina, a Organização do Exército Secreto (OES), contrata um assassino profissional, o Chacal, que começa por planejar a morte do presidente. O estopim para tal decisão fora o fuzilamento do Tenente-Coronel Jean-Marie Bastien-Thiry, último tentar de assassinar o presidente.
O ponto negativo do livro é que o autor faz questão de descrever minuciosamente todos os fatos e ações relacionados a cada personagem. E assim é a narração de todo o preparo para o crime.
Ao mesmo tempo, também “assistimos” ao comissário da polícia francesa tentando capturar Chacal antes que este consume seu atentado. E ainda há o envolvimento da Scotland Yard.
Apesar de ser um pouco prolixo, o livro é bom, faz um bom panorama histórico e tem uma boa base investigativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário