sábado, 25 de agosto de 2012

Histórias da Meia-noite - Machado de Assis

Nessa coletânea de contos o rei da literatura nacional reúne historias, que ele mesmo nomeia “escritas ao correr da pena, sem outra pretensão que não seja a de ocupar alguma sobra do precioso tempo do leitor”.
São elas:
A parasita azul: um conto de amor que relata a volta do jovem Camilo a Goiás, depois de estudar medicina em Paris, cá, ele se apaixona por uma moça que já era apaixonada por ele.
As bodas de Luís Duarte: descreve uma história ocorrida em apenas um dia, o dia do casamento de Luís Duarte com Carlota Lemos.
Ernesto de Tal: esse é um dos melhores, descreve como uma moça namoradeira aprendeu uma boa lição.
Aurora sem dia: esse conto possui um delicioso tom irônico. Descreve a trajetória de Luís Tinoco, que decide se fazer poeta. Como seus poemas são superficiais, e não agradam tanto, ele vê-se encaminhado para a carreira política. Em seguida, à agricultura. Trata-se de uma crítica à vaidade dos artistas e à falta de seriedade na política (que persiste até hoje!).
O relógio de ouro: uma história um tanto confusa sobre uma briga de um casal.
Ponto de vista: traz cartas trocadas entre duas amigas e o pretendente de uma delas. O que mais me chamou a atenção neste conto foi o inusitado do estilo, não me recordo te ler outro conto na forma de troca de missivas.
Apesar de pequeno, este livro figura para mim com um dos melhores do autor realista, tal como O Alienista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário