sábado, 15 de dezembro de 2012

A Cor que Caiu do Espaço - H. P. Lovecraft

O livro é curtinho, traz apenas o conto A Cor que Caiu do Espaço e três apêndices: “Notas sobre uma não entidade”, o mais longo relato autobiográfico escrito pelo autor; “A confissão de um cético”, breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida; e “Notas sobre ficção interplanetária”, artigo em que ele defende as possibilidades artísticas da ficção científica e ataca os clichês deste gênero.
O conto, publicado em 1927, e que marcou o primeiro passo decisivo de Lovecraft em direção ao horror cósmico inspirado pela ficção científica, é considerado por muitos críticos e estudiosos de sua obra simplesmente como o melhor de todos, opinião compartilhada pelo próprio autor. Eu não posso discordar, é mesmo excelente, intrigante e potencialmente assustador.
Na história, um vilarejo a oeste de Arkham vê-se ameaçado quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região, criando o cinzento e estéril “descampado maldito” onde nada cresce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário