sábado, 17 de outubro de 2015

Star Wars - George Lucas, Donald F. Glut e James Kahn

Eu já disse mais de uma vez para uma amiga que resistia em assistir aos filmes da franquia Star Wars: o mundo se divide entre os que não conhecem a série e aqueles que a adoram. 

[Esse post é direcionado aos fãs da série cinematográfica e contém spoilers]

Lembro-me de procurar por anos nas livrarias brasileiras os livros originais das trilogias e nada achar. Recentemente, a Darkside nos premiou com edições especialíssimas da série original.
O volume é dividido em três partes, os episódios IV, V e VI, e cada uma é precedida por um prefácio de George Lucas, o criador da saga. Segundo ele, os livros são basicamente a narrativa em forma literária dos roteiros dos filmes. No primeiro prefácio ele adverte que, embora os roteiros sejam de sua autoria, ele usou ghostwriters para publicar os livros.
O primeiro livro, Uma Nova Esperança, foi publicado pouco antes do lançamento do filme, e até esse momento fizera apenas um sucesso discreto. Sua história começa em uma galáxia muito distante, em um passado remoto, quando a Velha República fora substituída pelo Império Galático.
Nesse início, cerca de vinte anos após o golpe que levara o senador Palpatine à Imperador, o Império enfrenta uma rebelião pequena mas persistente, que demanda esforços do principal braço do Imperador, o Lord Sith, Darth Vader.
Vader se apresenta como uma figura temível: um homem enorme todo recoberto por uma enigmática armadura negra; sua respiração é marcada por chiados da máscara de seu capacete e sua ira é famosa por ser destrutiva.
Em um planeta distante, Luke Sywalker é sugado para dentro dos planos da Aliança Rebelde que planeja derrubar o imperador, em uma trama ágil, ele é confrontado com Darth Vader e se descobre um Jedi em potencial.

Na segunda parte, O Império Contra-ataca, as tropas imperiais rastreiam os rebeldes e retaliam, procurando neutralizar a ameaça através da destruição de uma de suas bases e de parte de suas tropas. Darth Vader pessoalmente, intenta uma perseguição à Millenium Falcon, nave de Han Solo, onde ele pensa estarem a princesa Leia e Luke.
Em contrapartida, Luke escapa do ataque e alcança um planeta pantanoso e isolado, onde mora o Yoda, mestre jedi que o treinará.

Na terceira parte, O Retorno de Jedi, vemos a conclusão de uma saga. O fechamento da segunda trilogia, a conclusão de uma peça em 6 atos.
Luke deve enfrentar Vader e encarar o Imperador. Os rebeldes intentam um último e massivo ataque ao coração do império. Leia e Han lutam lado a lado e caminham para um romance. Mas Darth Vader deve, também, ter sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário