quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Travessuras da Minha Menina Má: avant les saisons - Otávio Bravo


Resultado de imagem para travessuras da minha menina maImagine uma turma de amigos das antigas. Amigos de verdade, com histórias pra contar, companheirismo, romances e tragédias misturadas ao dia a dia. Amigos que passam juntos a adolescência, descobrem juntos as festas, as paqueras, as dúvidas do vestibular e o luto. Amigos pra carregar na memória a vida toda. 
Estes são Victor, Caíque, Daniela, Tito, Euclides, Leonardo, Marcella, Paulo Sérgio, Renatinha e Sérgio Ricardo, jovens da Zona Sul carioca dos anos 1980, época de mudanças sociais e políticas que se infiltram nessa narrativa.
Esse livro poderia ser uma obra completa por si, mas é apenas a introdução de uma trilogia que mistura História, aventura, futurismo e amor ao acompanhar a vida de Victor e, principalmente, seus desencontros com a Menina Má.
Nesse primeiro volume, praticamente um romance de formação, acompanhamos as três primeiras décadas da vida de Victor, que narra as próprias incertezas, erros, amores, perdas e aprendizagens. Vemos um jovem adolescente cheio de hesitação se tornar um pai de família e um historiador de sucesso. Percebemos o quão nos afeiçoamos a ele ao sofrermos juntos com as tragédias que ele atravessou.

O título e a história são inspirados do maravilhoso livro do Nobel peruano de Literatura Mario Vargas Llosa, Travessuras da Menina Má, que conta a vida de Ricardo, descrevendo os altos e baixos desse Bom Menino nas mãos de sua Menina Má.
Bravo — que estreia na literatura já com três livros de uma vez — é promotor no estado do Rio de Janeira. Possuidor de um currículo invejável, provavelmente, colocou muito de si em Victor. 
No final, enredo e estilo combinados, mal fechamos o livro e já estamos com sua sequência nas mãos, curiosos e aflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário