domingo, 13 de junho de 2010

Trilogia “E no Sétimo dia...” - Paulo Coelho






Paulo Coelho é um dos autores mais lidos no mundo, faz parte da Academia Brasileira de Letras e é um dos ocultistas mais respeitados. É o autor de vários livros (Todos realmente interessantes). Nesta trilogia E no sétimo dia... (que a pesar de ser uma trilogia não precisa ser lida na seqüência de publicação, eu mesmo li fora da ordem...), da qual fazem parte “Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei”, “Veronika Decide Morrer” e “O Demônio e a Srta. Prym”. Os três livros falam de uma semana na vida de pessoas normais, que subitamente se vêem confrontadas com “o amor”, “a morte”, e “o poder”.
No 1º livro (Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei) o tema abordado é o amor, na forma de um amor entre homem e mulher, dois amigos de infância que a vida separou, e voltou a juntar (em uma situação complicada é claro). Mas também está presente o tema de fé e religiosidade (que é abordado como uma revolução teológica do Catolicismo). É importante ressaltar que esse é o único livro da trilogia que Paulo alega não ser um caso real.
Dos livros que compõem esta trilogia é o que menos me interessou.
No 2º livro (Veronika Decide Morrer) o tema abordado é “a morte”. É exemplificado por Veronika, uma jovem eslovena que resolve dar fim a própria vida (com remédios para dormir), e que ao falhar, e só por isso, descobre que a vida tem um sentido, que pode ser bela, que é para ser vivida. É em um sanatório chamado Villete que ela se da conta dessas afirmações, além de conhecer o mais próximo que ela já teve de amigos; e também o amor, com um esquizofrênico chamado Eduard.
A loucura é um tema secundário no livro, é abordada de uma maneira inovadora (pelo menos para os leigos). Em certo momento é colocada como a incapacidade de aceitar-se diferente do que é padronizado como normal. (obviamente o autor não deixa de lado os termos e conceitos científicos da psicanálise). Alguns dos personagens dizem que recuperaram o amor pela vida (o que está relacionado coma cura da loucura) por causa da jovem que se condenou à morte e arrependeu-se, passando a viver uma vida inteira em uma semana.
No 3º livro (O Demônio e a Srta. Prym) o tema abordado é “o poder”, assim como “o bem contra o mal”, no contexto de uma pequena (e antiquada) cidade européia, em que um rico estrangeiro chega para passar uma semana, nesse tempo ele pretende provar que todos os Homens são maus. Para isso ele oferece 10 barras de ouro para a cidade se algum morador cometer um assassinato.
Nesta trama a Srta. Prym (uma moradora da cidade) é quem vive mais intensamente a batalha maniqueísta. É uma narrativa interessante, você nem percebe o quanto já leu, quando de repente terminou e está procurando outro livro do autor para ler.
Os demais livros do autor são também altamente recomendados, quem os ler passará ver a vida de outra forma.

5 comentários:

  1. Pra ser sincera eu tinha um pouco de preconceito com o Paulo Coelho, mas vou experimentar ler... quem sabe!

    ResponderExcluir
  2. É muito comum terem preconceito à respeito dele, mas depois que você começa a ler, vira fã.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Coelho é pra ser lido em várias fases da vida...

    ResponderExcluir
  4. pq o preconceito contra paulo coelho?

    ResponderExcluir
  5. Ah, o pessoal liga o nome á autoajuda, ou ao movimento hipie, ou ao ocultismo, aí nem entendem de que se trata e já julgam como má literatura... bobagem deles!

    ResponderExcluir