sábado, 13 de novembro de 2010

Biografia de Patrick Süskind

Patrick Süskind nasceu em Amsbach, na Baviera, Alemanha, no dia 26 de março de 1949, filho do escritor e jornalista W. E. Süskid, estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e, em Aix-em-Provence, na França. Publicou primeiramente alguns contos, entre eles: “Uma Batalha” – incluído em uma antologia, A Pomba, em 1979. Mas foi “O Perfume” (que também virou filme), lançado em 1985, seu primeiro livro de sucesso, seguido por “ A História do SR. Sommer” de 1991 e, em 1995, “Três Histórias”. Outro trabalho que lhe deu fama foi o monólogo dramático “O Contrabaixo”. Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão (que por si só já desconhecido para a maioria de nós brasileiros). Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar seus livros em filmes,com medo de que sejam plagiados ou falsificados (e ele tem razão!). Apesar disso, “O Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também roteirista de televisão. Escreveu alguns roteiros para a TV alemã , como o seriado Der ganz normale Wahnsinn. Ao lado de Helmut Fischer escreveu o roteiro de Rossini, uma história que se passa no submundo de Munique. “O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. A série “O Perfume” fez tanto sucesso que ano final daquele mesmo ano (1985) foi transformada em livro. A obra alcançou o topo das listas de best sellers na maioria dos países em que foi publicada.

2 comentários:

  1. Um grande escritor, admiro pela sua obra O Perfume

    ResponderExcluir
  2. O Perfume é a obra mais famosa do autor, mas eu acho que valhe a pena conhecer outros de seus livros; quem já tiver lido, comenta aí^^

    ResponderExcluir