quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Biografia de André Vianco

O escritor brasileiro Andre Vianco nasceu em São Paulo, e é um dos maiores autores do estilo chamador “Horror” da contemporaneidade.
Antes de adotar Vianco como seu sobrenome artístico, - que homenageia a cidade de Osasco derivando da Rua Dona Primitiva Vianco (muito citrada em seus livros) - André começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor. Tornou-se redator do departamento de jornalismo da rádio e por lá permaneceu por dois anos.
Em 1999 após ser despedido de seu emprego em uma empresa de cartões de crédito, André utilizou o seu FGTS para produzir 1000 cópias de seu primeiro best-seller, Os Sete. Em 2000 ele foi pessoalmente promover seu livro em livrarias e editoras. Em 2001 a editora Novo Século se interessou por seu trabalho e re-publicou o livro. Desde então a parceria entre autor e editora proporcionou mais livros e uma obra que está sendo gradualmente ampliada.
Os Sete (considerado sua obra-prima) deriva diretamente do primeiro romance de André Vianco, O Senhor Da Chuva. Em O Senhor da Chuva, apesar da história estar relacionada diretamente a anjos e demônios, o autor criou uma personagem vampiro que, segundo o autor, teria sido pobremente explorado. A partir de então, André ficou com a ideia de escrever um romance em que vampiros seriam os protagonistas. Em seu primeiro roteiro, pré-escrita, os vampiros eram apenas dois e o título do livro seria "Os Dois". Porém André não se sentiu satisfeito e sua trama virou "Os Sete".
O autor aborda temas sobrenaturais mesclando suspense e terror. Apesar de suas obras não serem exclusivamente sobre vampiros, foi este tipo de personagem que chamou a atenção para a sua obra. Outros seres fantásticos foram lembrados em seus livros como espíritos, lobisomens, bruxas e curupiras.
André pesquisa nas mais variadas fontes, e delas pega um pouco das lendas que corre mundo afora. A ideia de vampiros utilizarem árvores para se locomoverem em Bento foi inspirada da lenda dos aborígenes australianos que falam de vampiros que vivem nas árvores, bebem o sangue das suas vítimas e depois as engolem por inteiro.
Em suas obras, o autor já demonstrou preocupação com temas como meio ambiente, incentivo a leitura e embriões congelados.
Ele é mais um dos que ainda prometem muito. E o melhor, ele é brasileiro!

2 comentários:

  1. Suas Historias são interessantes e assustadores

    ResponderExcluir
  2. Não conheço bem o trabalho dele,porém acho que ele está bombando.Será que algum cineasta pensa em adaptar alguma obra de Vianco pra telona?Sugiro diretores como Fernando Meireles e José Padilha.Que tal? Se alguém 'tiver interessado nisso também ,comente aí.

    ResponderExcluir