sábado, 12 de março de 2011

As Crônicas Vampirescas - Anne Rice (Resenha 4)

“Pandora”:
A história começa no século XXI, tendo como cenário um lotado café parisiense. Lá a belíssima jovem Pandora é convidada por David e escrever sua história. Ela nos leva a viajar no tempo e relata uma vida de mais de 2.000 anos. Pandora volta à pré-adolescência, quando era uma simples mortal, filha de um rico senador do Império Romano. Nesta época, no palácio de seu pai, ela conhece e se apaixona pelo ainda mortal e extremamente charmoso Marius, numa Roma atemorizada, dominada por César e cercada de conspiradores e assassinos interessados em tomar a cidade.
Vinte anos depois, Pandora foge de Roma e passa a ter sonhos freqüentes com sangue jorrando. Busca um padre para esclarecer seus pesadelos. Numa nova cidade, encontra com Marius, o já poderoso e carismático vampiro. Juntos passam a viver um grande e turbulento amor. Durante séculos, numa intensa batalha entre razão e paixão, os dois travam um declarado e doloroso duelo, até se separarem tragicamente.
O livro foca na vida mortal de Pandora, e Anne Rice, que nós já sabemos adorar caprichar nos detalhes, exagera na dose neste novo romance; tornando-o quase chato.

“Vittorio, o Vampiro”:
Vittorio é um jovem florentino que vive num castelo isolado da cidade com a sua família feudal. Certa noite, o seu pai é visitado pelo líder de um bando de vampiros que lhe propõe que lhe ofereça os indesejáveis, em troca de poupar a vida aos fortes e saudáveis. O pai de Vittorio não aceita (típico herói não é?!?). Por isso, toda a sua família morre (falando em coisas típicas). Todos menos Vittorio (sem comentários...). Vittorio é salvo pela vampira Ursula, que se apaixona por ele. Quando o jovem procura a vingança, e a consegue, vê-se traído pelo amor e transformado, ele próprio, num vampiro.
A partir daí, a autora se perde descrevendo o que considera serem eventos importantes.
Apesar de a sensualidade ser uma das marcas registradas da autora, e toda a série estar repleta de referências sexuais, é só neste ultimo livro que realmente aparece o ato em si. É nesta história paralela à história de Lestat, David, Armand, Marius e CIA, que descobrimos que vampiros também transam.

3 comentários:

  1. Ainda não li, mas tenho quase todos da Anne Rice.
    Dela, apesar de ter 13 livros, só li os 4 primeiros das Crônicas Vampirescas e o que mais amo é O Vampiro Lestat, mas Pandora tá na lista do Vou ler...rsrsrs...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. to doida p ler um livr da anne rice, eu comprei entrevista com o vampiro mas acabei tendo de dar de presente p um amigo, haha, e desde entao n tive chance de comprar de novo =/
    mas vou ler ctz assim q der :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir