quinta-feira, 31 de março de 2011

Os Ancestrais de Avalon - Marion Zimmer Bradley & Diana L. Paxson

A famosa série “As Brumas de Avalon” em que é contada a história do Rei Arthur do ponto de vista das mulheres e bruxas de sua corte, é apenas a finalização de uma longa série de livros escritas por Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxson, que contam a história da queda de Atlântida e da formação de Avalon, até sua “derrocada”.
Este livro, o terceiro da série, é a seqüência de “A queda de Atlântida: Teia da Luz” e “A queda de Atlântida: Teia das Trevas” - que narram sobre o fim da sociedade atlante. Nele Micail e Tiriki, príncipe e princesa, sacerdote e sacerdotisa da última ilha desaparecida, são separados durante uma fuga. Micail e seu primo, o príncipe Tjalan, têm sucesso em chegar ao destino planejado, um entreposto comercial nas Hespérides (as Ilhas Britânicas), onde Tjalan não perde tempo em assumir o controle. Ele sonha em dar continuidade às tradições de Atlântida e fundar um glorioso novo império - quer as tribos locais queiram ou não (o que gera alguns conflitos). Micail e os outros sacerdotes se dedicam a realizar uma antiga profecia que diz que construirão um grande templo nessa nova terra; templo este que será conhecido posteriormente como Stonehenge.
A adorada esposa de Micail, Tiriki, também chega às Hespérides, mas, desviado de sua rota por uma tempestade, seu navio aporta na costa errada. Ela e o velho sacerdote Chedan lideram um pequeno grupo de sobreviventes na formação de uma nova comunidade em harmonia com a população do Tor sagrado (Glastonbury) – onde posteriormente será Avalon. Depois que os dois grupos tomam conhecimento da existência um do outro, o conflito é inevitável.
Para quem gostou de “As Brumas de Avalon”, ou se interessa pela velha religião da Deusa, é uma boa indicação. Em breve posto algo sobre os outros livros da série (um total de 11) e de outra série que Marion Z. Bradley escreveu, a série Darkover (17 livros).

6 comentários:

  1. Bom, para falar a verdade eu nem li os dois primeiros livros mas depois que li está resenha quero muito ler *-*
    Parabéns viu, muito boa a resenha! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu já li as Brumas de Avalon e adoro...
    Amo a religião da Deusa, adoro as bruxas, enfim amo esse universo apresentado pela Marion.
    Esse livro e vários outros dela estão na minha lista de leitura já a algum tempo.
    ótima resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Deiare, fico feliz ao ler isso^^
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, falta-me apenas esse livro para completar as colecção que liga as Brumas de Avalon. Onde consigo comprar em Portugal? Estou com muitas dificuldades. Pode ajudar-me?

    ResponderExcluir
  5. Xihh, amigo,em Portugal eu não sei não...
    Venha a terras tupiniquins e copre-o pelo site do submarino.

    Tauan - Pausa para a Leitura

    ResponderExcluir