sábado, 21 de maio de 2011

Biografia de Jô Soares

José Eugênio Soares nasceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1938. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona-de-casa Mercedes Leal, queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inatas apontavam-no para outra direção. Tornou-se humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral e ator.

Jô foi casado com Teresa Austregésilo. Com ela teve o único filho: Rafael Soares. De 1980 a 1983 a atriz Sílvia Bandeira foi sua esposa. Em 1987 casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1998.
Ele fala, com diferentes níveis de desenvoltura, cinco idiomas (português, inglês, francês, italiano e espanhol) e é sobrinho de Kanela, ex-técnico da seleção brasileira de basquete.
Além de crônicas e poemas tem três livros publicados (“O Xangô de Baker Street”, “O Homem que Matou Getúlio Vargas” e “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”), além de sua autobiografia.

3 comentários:

  1. Oi Tauan!
    Adorei o post...sabe que nunca tinha lido nada sobre o Jô? Adorei!!!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Sou muito fã do Jô.
    Já li alguns livros dele e adoro sua escrita.

    beijos!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  3. É pessoal, espero que ele continue escrevendo^^

    ResponderExcluir