sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Memorias de uma Geixa - Arthur Golden

Admito que quando peguei esse livro emprestado com uma querida amiga não imaginei que gostaria tanto da leitura. Comecei a ler lentamente, não que a linguagem seja difícil, trata-se uma narrativa muito suave e de fácil compreensão; mas acabei acelerando e terminando rapidamente.
O livro que conta a história de Chiyo, ou melhor, Nitta Sayuri pode ser lido como um romance cheio de sexualidade ou então um profundo mergulho na cultura japonesa. Para mim foram ambos.
Cada detalhe é impressionante, mas a forma como explica realmente o que são as gueixas e como é ser uma é única! Os ocidentais acham que elas são apenas prostitutas de luxo, mas na cultura japonesa elas são mulheres lindas, memoráveis, treinadas para fazer companhia a homens.
Gueixas são tão respeitadas como damas. Impõem respeito e muitas vezes só se entregam ao seu danna, o homem rico que as banca e mima. O livro também revela que a vida de uma gueixa não é fácil, pois, elas não são treinadas para serem felizes. Antes de serem gueixas profissionais, elas têm que passar por um logo período de aprendizado, com uma boa carga de sofrimento.
Todos esses detalhes e nuances vêm arraigados aos altos e baixos na vida de Sayuri, que emocionam á medida em que o leitor se liga emocionalmente à personagem.
Recomento este livro incrível.

(Mais uma coisa, dá só uma olhada na beleza dessa capa!)

3 comentários:

  1. Assisti o filme e me apaixonei, quando deparei com ele na livraria comprei de imediato!
    ainda não o li, mas, sei que vou ser arrebatada de paixão.
    Adoro a cultura japonesa e adorei o filme... o que acha que vou sentir ao ler?
    Bela resenha, belas palavras, bela escolha.
    Parabéns
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Leia mesmo, é maravilhoso!
    Acha que você vai sentir uma grande empatia pela personagem, vai ficar feliz quando ela ficar, triste quando ela ficar, vai ter as esperaças e as dúvidas dela.

    Depois diz aí o que achou!!

    ResponderExcluir
  3. Eu assistí a adaptação desse livro na Rede Globo. A história é linda e totalmente diferente da maioria dos livros. Superindico!

    ResponderExcluir