quinta-feira, 1 de março de 2012

Os Patins de Prata - Mary Mapes Dodge

O que mais chama a atenção nesse livro é a história e cultura da Holanda, mostradas por exemplo na história do menino que, para salvar o país de ser invadido pela água que vazava de uma pequena rachadura num dique, passa a noite no frio, congelando, com o dedo tampando o buraco, até que quase ao amanhecer um padre o encontra e chama pessoas para ajudar o menino e imediatamente tampar a falha no dique. Para quem não sabe a Holanta tem grande parte de suas terra abaixo do nível do mar, sendo protegida da submersão por enormes paredes chamadas de diques.
Mas na verdade o livro conta a história da humilde família Brinker, cujo pai se encontra doente e os filhos, Hans e Gretel, auxiliam a mãe a manter a casa.
Paralelamente os amigos e vizinhos de Hans e Gretel empenham-se em uma viagem de patins desde a cidade de Brock até Haya e de volta, passando por Amsterdam.
A sorte e os amigos das crianças Brinker auxiliam ambas a participar da grande competição anual de patins, na qual o prêmio era um par de patins de prata.

Este é outro dos livros da velha e poeirenta (mas não menos útil) biblioteca de meu avô.

3 comentários:

  1. Que legal, eu sou uma grande fã destes livros antigos, quisera eu ter um avô com um acervo invejavel assim....adorei!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vanessa, sempre que dá eu pego um exemplar pra ler^^

      Excluir
  2. Este livro é lindo! Minha filha leu quando tinha 10 anos e ficou tão encantada

    ResponderExcluir