sábado, 7 de dezembro de 2013

O Poderoso Chefão - Mario Puzo

Mario Puzzo faz um retrato da Cosa Nostra estadunidense de meados do século XX.
Bom, o livro é impressionante, pela clareza, pela fidelidade, pela narrativa (descritiva, mas empolgante; permite acompanhar o raciocínio dos personagens sem perder as cenas mais intensas), pela beleza, pelos valores (apesar de ser um fora da lei, Don Corleone é exemplo de moral e retidão), pela atualidade atemporal... enfim, uma leitura obrigatória!
A série é muito conhecida por causa da trilogia de filmes com o mesmo título; é comum que se refiram a esses três filmes (ou a algum deles) como "o melhor filme que já fizeram!"
O poderoso chefão é Don Vito Corleone, o Padrinho, patriarca da mais poderosa das famílias sicilianas que comandavam o crime organizado na Nova Iorque.
Na primeira parte do livro, o foco é mostrar como age cotidianamente o poderoso mafioso, atendendo aos que o procuram em busca de ajuda, lidando com os inimigos, interagindo com a família e com seus subordinados.
Em outra das partes do livro, é mostrado como Don Corleone chegou aos Estados Unidos, fugindo da máfia na Sicília, constituiu família e começou seu império no submundo
Mas a verdadeira trama do livro é a crise que se encontra a Família Corleone, iniciada com a recusa de Don Vito em participar do tráfico de narcóticos (eu não disse que ele tinha escrúpulos?).
Decididos a iniciar o tráfico em Nova Iorque, os inimigos de Corleone decidem eliminá-lo, a tiros. Só não contavam com a força do velho, que resiste e dá a volta em seus agressores. Mas enquanto ele se recupera, seus filhos Sonny e Mike cuidam de dirigir os negócios da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário