sábado, 20 de dezembro de 2014

A Passagem - Justin Cronin

Comprei esse livro em janeiro de 2011. Desde então ele está na prateleira esperando pra ser escolhido. Mês passado veio a vontade de lê-lo.
Imaginem a expectativa!
Por um lado foi uma grata surpresa, mas por outro, uma decepção. Surpreendi-me pela ideia inovadora e pela complexidade do enredo, que mistura ficção científica com história de terror, que reinventa os vampiros como uma má sucedida experiência do exército; mas me decepcionei pela narrativa enfadonha e enrolada, que dá voltas e avança pouco, tentando criar uma sensação de suspense mas que leva à distração.
Na história, uma pesquisa pesquisa científica financiada pelo Exército dos Estados Unidos como cobaias homens condenados à morte, e neles injetava um misterioso vírus que lhes retirava a humanidade e a vulnerabilidade. Numa etapa crítica do experimento, as doze cobaias se rebelam e instalam um estado de caos que leva ao fim da civilização como conhecemos.
A partir da segunda etapa do livro, já num futuro devastado por milhares de sugadores de sangue, há referências a uma entidade chama os doze. Mas é aí que entra a confusão, porque além dos doze condenados, existe um décimo terceiro vampiro, chamado de cobaia zero, que aparece apenas no plano de fundo, mas que desempenha uma função primordial.
Outro elemento caótico é Amy, uma incomum menina de 6 anos que também é infectada com o referido vírus, mas  que não sofre da mesma sede de sangue dos outros 12 (ou 13) originais.
A maior parte da ação do livro se dá 100 anos depois do início dos experimentos. Nesse ponto, a humanidade foi dilacerada e nós somos levados a acompanhar a rotina de uma fortificação construída nas montanhas, cercada de muralhas de concreto e holofotes superpotentes, onde uma comunidade tenta sobreviver aos constantes ataques noturnos.

O livro segue por 815 páginas, ora despertando curiosidade, ora causando tédio, de modo que eu ainda não me decidi se leio a continuação. Sim, porque se trata de uma trilogia, e o segundo livro, Os Doze, já está publicado no Brasil. O que me dizem, devo investir meu tempo no segundo livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário