sábado, 6 de dezembro de 2014

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J. K. Rowwling)

O Chamado do Cuco está, definitivamente, entre os cinco melhores livro que eu li ano passado. Em sua nova proposta, Rowling pulica sob o pseudônimo de Robert Galbraith porque queria ter a chance de se sentir novamente como uma escritora iniciante e ver seus livros venderem por suas histórias, e não por levarem o seu nome.
Na nova empreitada, ela mergulha no universo dos romances policiais com o detetive (veterano de guerra) Cormoran Strike e sua assistente Robin Ellacot. Fugindo dos clichês e do lugar comum em um dos estilos mais populares da literatura, Rowling (ou Galbraith) mostra que sua marca registrada é o talento, criando um detetive que cai nas graças do público e faz seus fãs se impacientarem a espera de uma continuação. Felizmente, ela anunciou, pouco depois do lançamento do segundo livro, que já está escrevendo o terceiro, e que planeja, no mínimo, um total de oito (!).
Em sua primeira aventura, Cormoran Strike está falido. Depois de deixar a Policia Militar Real (polícia interna do exército britânico) com a perna arrebentada por uma mina no Afeganistão, Strike se dedica a investigações particulares, mas vê sua carreira escorrer por água abaixo junto com seu noivado.
A situação se reverte quando no mesmo dia ele encontra uma nova secretária e um novo cliente. Robin chega ao escritório de Strike como uma solução temporária, mas gradativamente conquista o seu espaço. Já o novo cliente, é o irmão de uma famosa modelo que teria se suicidado poucos meses antes.
No curso da investigação, conhecemos e passamos a adorar Cormoran Strike.

Confira na semana que vem o meu comentário sobre a sequência de O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário