sábado, 31 de janeiro de 2015

A Noite dos Mortos Vivos & A Volta dos Mortos Vivos - John Russo


Na minha infância, nos longínquos anos 90, eu me lembro de assistir várias vezes à filmes com o título Mortos Vivos, mas havia assistido à versão original até conhecer o livro. Depois de assistir e, principalmente, de ler, considero que todo fã de zumbi deveria conhecer essa história, que marcou época e abriu caminho para tantos outros.
Essa edição (e é necessário salientar que o meu é de capa dura, parabéns para a Darkside Books!) traz duas histórias, a do filem original, A Noite dos Mortos Vivos, e a de uma sequência que não foi filmada, A Volta dos Mortos Vivos (o filme homônimo não foi roteirizado por John Russo).
A história é dolorosamente simples: num fim de tarde Bárbara e seu irmão Johnny vão a um remoto cemitério (dá pra terminar bem uma história que começa em um remoto cemitério ao cair da noite?!?!) levar flores ao túmulo do pai. Na saída do cemitério, eles são atacados por um homem desconjuntado e misterioso e Johnny é morto, deixando Bárbara para ser perseguida por seu atacante.
Ela consegue fugir até uma casa abandonada, onde encontra Ben, que também está perdido, mas começa a compreender a situação: os mortos estão levantando de suas covas e querem devorar os vivos.
Em épocas de Resident Evil e The Walking Dead todos esperamos que os zumbis sejam mortas mas inarticulados e fracos. Pois John Russo discordava, e dá a seus mortos vivos capacidade estratégica e força bruta, o que colabora para o terror da história: imaginem-se presos em uma casa rodeada de criaturas forte que se juntam em grandes números para se banquetear de você.
O final da história só poderia ser trágico, mas o livro (bem como o filme, em preto e branco: um charme) é cativante e empolgante.
Na sequência, a história se passa dez anos depois, e os personagens têm que lidar não só com o mortos vivos, mas também com o vivos mal caráter, que buscam se dar bem enquanto o caos reina.

A editora também preparou outras edições especiais de livros sobre filmes como O Massacre da Serra Elétrica e A Morte do Demônio (Evil Dead). Como eu não li e não estou certo que lerei algum desses outros livros, convidei uma amiga, a Paola, que entende muito sobre filmes do gênero, para falar sobre o livro do Evil Dead, na postagem da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário