sábado, 7 de fevereiro de 2015

Evil Dead - Bill Warren

Como dito na semana passada, eis o comentário da Paola:

Em 2013 a Darkside Books lançou a coleção 'Dissecando os Clássicos' e entre os títulos estava o clássico dos clássicos de filmes de demônio e possessão: Evil Dead, de Sam Raimi!
Começando pela aparência impecável do livro – que mete medo em qualquer tiazinha quando você o abre para ler em lugares públicos (sim, acontece) –, a edição limitada com capa dura mostra na frente um Ash ensanguentado e visivelmente perturbado, enquanto na contra capa mostra uma Cheryl possuída. E para aumentar o charme do livro, em seu interior há diversas imagens em preto e branco.
E como diz o nome desta coleção, neste volume encontramos muito mais do que a transcrição do filme. O livro inicia com uma farta biografia de Raimi, desde seus primeiros filmes caseiros feitos em uma Super-8, passando pela criação da Renaissance Pictures e por outras produções um pouco mais notórias até chegar à idealização e realização de Evil Dead (1981).
E é aqui, meus amigos, que a coisa começa a ficar mais interessante para aqueles fãs do filme e com um pezinho na arte do cinema. Permito-me dizer que as páginas seguintes são como o desvendar do truque do mágico.  Bill Warren, o autor desta edição, teve o cuidado de obter o máximo de informações possíveis sobre o filme para que nos fizesse sentir como dentro do set de filmagens. Figurinos, maquiagens, locações e os movimentos de câmeras desenvolvidos por Raimi (que até hoje são usados de inspiração em outras produções mundo afora), estão inclusos no livro com a maior riqueza de detalhes. E claro, relata as brincadeiras entre o elenco e muitos, muitos imprevistos durante as filmagens.
Claro que para alguém que veja o filme nos dias atuais, nada irá parecer fantástico ou aterrorizante, mas considerando o baixo orçamento e o ano em que o filme foi lançado, Raimi arriscou muito e com certeza, como é descrito no livro, deixou muitos espectadores nauseados ao saírem das exibições de lançamentos. E não poderia ser menos que isso, já que além do criativo diretor e do elenco principal, passaram pela produção do filme outros grandes nomes já consagrados na época (Irvin Shapiro, Joe LoDuca e até Stephen King deu sua avaliação positiva sobre o filme).
O livro trás também informações sobre Evil Dead II e III e um pouco do remake de 2013. E por fim, no capítulo Ask to Ash, há um ‘roteiro’ dos filmes, comentado parte a parte por Bruce Campbell revelando mais segredos e curiosidades sobre os filmes.
Definitivamente este é um livro que todo fã da série Evil Dead deve desfrutar e ter na estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário