sábado, 28 de março de 2015

O Mistério Sittafor - Agatha Christie


Agatha Christie está sempre entre os meus preferidos. Desde 2009, quando li pela primeira vez um de seus romances — Assassinato no Expresso do Oriente, como quase todo iniciante! — e me apaixonei indelevelmente, tenho sempre à mão um novo crime pra solucionar. De lá pra cá, já li cerca de 40 livros assinados pela Rainha do Crime, e ainda tenho o conforto de saber que ainda tenho mais o mesmo tanto pra ler pela frente, já que a autora foi uma das mais profícuas da literatura.
Raramente me desencanto com uma aventura imaginada por Agatha, mas procuro escrever pouco sobre seus livros, pois, dado o meu encanto, as postagens tendem a ser muito parecidas. Entretanto, numa mostra do carinho que eu tenho pela autora, há alguns anos, dei seu nome a uma de minhas gatas.
Uma das características que mais me chama a atenção nos livros da Agatha é sua descrição do ambiente e do clima, típicos de seu tempo (primeira metade do século XX, em pequenas cidades da Inglaterra). Geralmente nos primeiro capítulos, ela se dedica especialmente a nos localizar em sua criação. Nesse livro, especificamente, a trama se passa em Sittaford, um pequeno vilarejo em Devonshire (muitos de seus livros se passam em Devonshire, no sul da Inglaterra, por ser a região natal da grande escritora), basicamente constituído pela mansão Sittaford, construída pelo Capitão Trevelyan, seis chalés, também construídos e vendido pelo capitão, três cabanas uma ferraria, uma confeitaria e um posto de correio.
Em uma pacata noite de inverno, em que uma nevasca particularmente generosa se abate sobre a região, um pequeno grupo de amigos se reúne na mansão Sittaford para passar o tempo com alguns jogos inofensivos. A certo ponto da noite, é proposto um jogo de mesa-girante, um jogo em que se tenta a comunicação com espíritos.
Embora muitos dos envolvidos alegam desacreditar, quando a mesa sugere que um assassinato ocorrera, o bom clima acaba. Pior ainda fica o desconforto, quando o Capitão Trevelyan é encontrado assassinado, com hora da morte coerente com o indicado pelo jogo paranormal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário