sábado, 26 de novembro de 2016

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Quando uma amiga me indicou esse livro descrevendo-o como intenso e imprevisível, como se realmente houvesse alguém te contando uma história, eu imediatamente me movimentei para comprar e ler o livro.
Não me arrependi em nada.
Eu o selecionei para ser uma leitura muito especial, durante uma viagem de dois dias à São Paulo para minha defesa de mestrado (o livro pode ter me dado sorte, fui tudo bem e eu fui aprovado!).
A surpresa já começa pelo estilo narrativo, epistolar, em que o narrador personagem se apresenta como Charlie e conta suas experiências de vida durante um ano, seu primeiro no Ensino Médio, a um leitor desconhecido.
Charlie acabara de perder seu melhor amigo, Michael, que se suicidara poucos meses antes do início das cartas. Esse fato o marcou muito, embora não tenha sido o acontecimento mais triste de sua vida.
No início do ano, com uma nova organização escolar e sem amigos, Charlie tenta se adaptar e encontrar um novo grupo. Sua tentativa é mais difícil por causa de sua personalidade emotiva. Há inclusive várias cenas em que ele chora copiosamente durante diálogos e em público (algo muito incomum na cultura americana).
Charlie acaba se aproximando de Sam e Patrick, um casal de irmãos bastante insólito, que o levam para festas, o apresentam às bebias e ao cigarro, mas também o ajudam a superar algumas de suas "esquisitices".
Não há muito como descrever o livro sem revelar pontos importantes sobre o enredo, mas acredite: você precisar ler esse livro. Nem que seja só para diversificar sua experiência como leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário