sábado, 12 de novembro de 2016

Escuridão Total Sem Estrelas - Stephen King

É difícil saber se gosto mais de Stephen King em seus romances ou em seus contos. Um livro como esse, com quatro excelentes contos longos fazer a balança pender na direção dos contos. Mas a noção de comparação entre conto e romance se perde no obra do King porque, embora também seja prolixo em seus romances (que as algumas vezes passam das novecentas páginas), alguns de seus conto poderiam muito bem ser publicados como romances com mais de cem páginas. As vezes 150.
Este livro chega ao Brasil muitíssimo bem produzido pela Suma de Letras, que parece ter alcançado um padrão para arrancar elogios deste leitor, com quatro contos divididos em 390 páginas, que conduzem um leitor aos territórios da imaginação do grande mestre.
Os livros do King costumam ser classificados como de terror, mesmo quando ele escreve romances policiais, ficção científica e até contos de fada, mas essa coletânea de contos se dedica à brutalidade humana: à ganância, à loucura, à vingança, ao autoengano... Tudo com a qualidade narrativa e estilística que renderam ao autor inúmeros prêmios literários através das décadas
São os quatro contos:
1922: Wilfred James conta a história de como a loucura e o azar se instalaram em sua vida no ano de 1922, logo após sua irritante mulher receber de herança 100 acres de terra vizinhos à sua própria fazenda. A esposa, Arlette, queria vender tudo, incluindo a fazenda do marido, e se mudar para a cidade. Depois de muitas brigas, pai e filho resolvem liquidar Arlette. Com o assassinato, começa o declínio da sanidade dos dois, uma sucessão de eventos catastróficos que culmina com o relado-confissão de Wilfred.
Gigante do Volante: Tess é mulher madura que ganha a vida escrevendo livros de mistério e adora dirigir para dar palestras nas pequenas cidades da Nova Inglaterra. Ou melhor, era, porque depois de ser estuprada, roubada e quase assassinada quando pegava um atalho para voltar para casa depois de uma de suas palestras, ela se tornou outra mulher, planejando sua vingança, movida pelo ódio e pela vergonha.
Extensão Justa: Dave Streeter está morrendo. Ele tem um câncer agressivo em fase terminal, está desenganado e vem passando seus últimos meses de vida entre vômitos e dores. É em uma dessas crises de vômito que ele conhece um personagem peculiar, que lhe oferece uma extensão de vida em troca de um pouco de dinheiro e da ruína de um inimigo.
Um Bom Casamento: Darcy e Bob são um casal que vivem um casamento feliz por décadas. Criaram seus filhos, prosperaram, viajaram, se divertiram e se amaram por muito tempo, até que ela descobriu que o marido era um assassino em série louco e violento.
Depois da leitura dos contos fica um gostinho de quero mais que garante que vou voltar ler livros de Stephen King, talvez nem espere a Suma traduzir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário