domingo, 13 de junho de 2010

Trilogia Millennium – Stieg Larsson


A série é composta por três livros: “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar”.
Os livros são muito bons, o estilo é envolvente e dinâmico, os temas abordados são da realidade, o que torna impossivelmente real. Eles te prendem da primeira a ultima página e você passa a viver naquele universo (e com isso você aprende muito, e se diverte pra valer).
Na saga são abordados temas como: tráfico internacional de mulheres, espionagem na época da Guerra Fria, sexualidade e homossexualidade, crimes virtuais, falcatruas empresariais, dramas familiares, exploração sexual, etc. O grande herói é o jornalista Mikael Blomkvist (apesar da profissão não ser a mesma, pode-se dizer que ele é uma espécie de Poirot moderno, sempre as voltas com tramas cheias de reviravoltas), ele é auxiliado por sua amante, também jornalista, Erika Berger, e por Lisbeth Salander, que tem um papel extremamente importante em todos os livros.
O primeiro livro mostra como é a relação entre os personagens, como alguns deles se conheceram, o dia-a-dia deles, a história de vida deles, entre outras coisas misturadas à trama. Basicamente a história gira entorno do desaparecimento de Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, em 1966, que some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada (o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer). Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Mikael é contratado para desvendar esse mistério que tem um desenlace inesperado.
Lisbeth Salander já tem um papel de destaque desde o primeiro livro, mas é a partir do segundo que ele recebe os holofotes. Ela parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. O mistério desse volume tem como fato central os seguintes acontecimentos: o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados (um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres). A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis
No volume final da saga de Mikael e Lisbeth, Mikael se vê na situação de que ajudar Lisbeth, não é mais apenas uma questão pessoal, já é uma questão profissional, uma questão de justiça. Enquanto Lisbeth recupera-se num hospital de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se ela quer uma oportunidade para dar o troco. Os dois, em parceria, estam muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar duas vezes.
Mergulhe no cotidiano (recheado de mistério e romance) da revista sueca Millennium e tenha uma ótima leitura.

7 comentários:

  1. Opa! Acabei de encontrar o blog pra saber se o livro é bom ou não, e achar livros interessantes para ler. IUHAIUDA ;) pausa para leitura, AMEI o título.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que conseguiu arrumar os comentários. Porém os anteriores ainda estão sem. Confirmaremos nas próximas postagens.

    ResponderExcluir
  3. Trilogia otima. Blog muito bom, continue assim!

    ResponderExcluir
  4. Eu já li essa trilogia, ela é boa mesmo.
    Pena que o Larsson morreu... Ele poderia escrever mais.

    ResponderExcluir
  5. É uma série de livros muito bons .
    Li os três em pouco tempo .
    Vale a pena !

    ResponderExcluir
  6. ADORO essa série é a minha preferida ainda não terminei estou enrolando pq são só 3 livros (T_T) recomendo muito estas obras amos de Paixão kkrsrsrs

    ResponderExcluir