sábado, 18 de setembro de 2010

O Alienista – Machado de Assis

Há um preconceito em relação aos clássicos da literatura, costuma-se pensar erroeamente que são chatos e difíceis de ler, mas a maioria não é assim. Como exemplo traga aqui um bom livro, que conta a história de Simão Bacamarte, médico conceituado em Portugal e na Espanha, que decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Se instalou em Itaguaí,onde Funda a Casa Verde, um hospício na vila de Itaguaí e abastece-o de cobaias humanas ,para as suas pequisas.
Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa, etc. Costa, rapaz pródigo que dissipou seus bens em empréstimos infelizes, foi preso por mentecapto. A prima de Costa que intercedeu pelo primo também foi trancafiada. O mesmo acontece com o poeta Martim Brito, amante das metáforas, internado por que se referiu ao Marquês de Pombal como o dragão aspérrimo do Nada. Nem D. Evarista, esposa do Alienista escapou: indecisa entre ir a uma festa com o colar de granada ou o de safira. O boticário, os inocentes aficcionados em enigmas e charadas, todos eram loucos.
No começo a vila de Itaguaí aplaudiu a atuação do Alienista, mas os exageros de Simão Bacamarte ocasionaram um motim popular, a rebelião das canjicas, liderados pelo ambicioso barbeiro Porfírio. Porfírio acaba vitorioso, mas em seguida compreende a necessidade da Casa Verde e alia-se a Simão Bacamarte. Há uma intervenção militar e os revoltosos são trancafiados no hospício e o alienista recupera seu prestígio. Entretanto Simão Bacamarte chega á conclusão de que quatro quintos da população internada eram casos a repensar. Inverte o critério de reclusão psiquiátrico e recolhe a minoria: os simples, os leais, os desprendidos e os sinceros. O alienista contudo, imbuído de seu rigor científico percebe que os germes do desequilíbrio prosperam porque já estavam latentes em todos. Analisando bem, Bacamarte verifica que ele próprio é o único sadio. Por isso internou-se na Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois. Apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras póstumas.
É um livro curto, e que todo brasileiro deveria ler!

2 comentários:

  1. Sou sua MAIOR fã...hehehehehe.Agora você tem uma seguidora de PESO..KKKKK Te adoro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mãe,
    Todos sabemos que você tem peso rsrsr

    Vlaew, da próxima, fale sobre o livro também^^
    bj

    ResponderExcluir