sábado, 19 de fevereiro de 2011

Biografia de J. K. Rowling

Joanne Kathleen Rowling nasceu em Yate, Inglaterra, em 31 de julho de 1965 (É importante lembrar que o nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. Kathleen, nome de sua avó preferida, foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série Harry Potter, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher). Conhecida como J. K. Rowling, é a autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter (“Animais Fantásicos e Onde Habitam”, “Quadribol Através dos Séculos” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”). Desde criança, Joanne gostava de ler contos. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora , passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário. Desde então, ela escreveu os outros sete livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.
Em 1971, a pequena Joanne escreve seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Bee (Srta. Abelha).
Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas, venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras.
Rowling conheceu o médico anestesista Neil Michael Murray na casa de um amigo comum, e os dois apaixonaram-se. Os dois se casaram no dia 26 de Dezembro de 2001. Com Neil, Joanne teve dois filhos: David Gordon Rowling Murray, nascido em março de 2003 e Mackenzie Jean Rowling Murray, nascida em janeiro de 2005.

10 comentários:

  1. Adorei o post contando um pouquinho da autora de uma de minhas séries favoritas.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Não li a biografia porque já sei praticamente tudo AHAHAH Mas enfim, JK DIVA! Melhor escritora que existe. Segui o blog. beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do seu blog. Mas tem um errinho, pois "quadribol através dos séculos" não foi ela quem escreveu, foi outro autor.
    entra no meu blog tb
    Http://alinedal.wordpress.com
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Não há erro.
    O seu engano é comum. A Rowling escreveu o livro, mas publicou sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp, que é o nome que ela deu ao autor do livro homônimo sitado em sua série.
    obrigado pela visita^^

    ResponderExcluir
  5. aprendi tudo isso da JKR ao longo de minha paixao por HP :D
    Um escritora incrivel que marcou toda a uma geraçao com toda certeza!

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro a Rowling !


    www.acafeteriadaesquina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. gente amo ela, parabens pelo sucesso, a melhor biografia da joanne q ja li.....

    ResponderExcluir
  8. Obrigado!
    Estarei sempre esperando ela escrever mais!

    ResponderExcluir