sábado, 23 de abril de 2011

A Metamorfose – Franz Kafka

Tenho que admitir que foi com preconceito que comecei a ler este, que eu imaginava ser um livro chato de um desses filósofos do século XIX. Pois descobri que nem o livro é chato, nem Kafka foi um filósofo, mas sim um dos mais renomados escritores de ficção da língua alemã.
É um livro (na realidade é apenas um conto), então vou tentar escrever o mínimo, do contrário conto toda a história.
Um belo dia Gregor Samsa acorda e se descobre “metamorfoseado num inseto monstruoso” (transcrição literal). Logo ele faz uma rápida análise de sua situação física contagem das patas, exame da couraça... e já se perde em devaneios sobre o seu trabalho (caixeiro-viajante) até ser interrompido por seus pais, quem vem avisar que ele está atrasado.
Seguem-se então acontecimentos tragicômicos que culminam em Gregor, o inseto, trancado em uma sala e sendo alimentado pela irmã mais nova, a única que ousa se aproximar dele. Nessa parte do livro, dão-se acontecimentos deveras interessantes como a primeira refeição de Gregor em seu novo estado, ou perturbadores como a “cena” em que a mãe e a irmã vão ao cômodo que ele passara a habitar e tentam remover os móveis na tentativa infundada de acomodá-lo melhor, ação que culmina em Gregor pregado na parede sobre um quadro e sua mãe desmaiada.
No resto do livro são mostradas as dificuldades que a família encontra, com um toque de humor e uma sombra lúgubre.
É um livro muito bom, mas nem adianta esperar que no final Gragor volte a ser humano e viva feliz para sempre...

3 comentários:

  1. Olá Tauan, que bom que você gostou de ler Kafka!Este e outros títulos deste autor são maravilhosos. Como você mesmo disse que tinha preconceito com este livro a família de Gragor também o tinha, kkkk. É exatamente sobre isso que o livro trata, preconceito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É verdade Mônica, nem tinha ligados as duas coisas^^
    Obrigado por comentar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Outro escritor que morro de vontade de ler, mas ainda não li nada...Adorei a resenha e acredito que nunca li com medo do teor do livro...rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir