sábado, 2 de junho de 2012

Dom Casmurro e os Discos Voadores - Machado de Assis e Lúcio Manfredi

A proposta desse livro, assim como dos demais da série Clássicos Fantásticos, é tornar os grandes clássicos da literatura um enredo atraente para os jovens, temperando-os com fantasia.
Lúcio Manfredi suprime e muda a ordem de alguns capítulos do grande clássico, além de adicionar outros tantos.
Recheia-os de humor e jocosidade ressaltando a ironia caracteristica do escritor realista.
Todas essas alterações não diminuem a importância da obra original, apenas a tornam mais palatável para os jovens leitores da Idade Mídia, acostumados à receber múltiplas informações ao mesmo tempo e a lidar a imaginação/fantasia.
É interessante durante a leitura desta versão comparar trechos com a versão original, prestando atenção às diferenças na linguagem e reparando nas partes retiradas e nas adicionadas.

A história em si ainda é a mesma: Bento de Albuquerque Santiago, advogado solitário e bem-estabelecido pretende "atar as duas pontas da vida" contando na meia idade seus momentos de mocidade. Ele conta as experiências de sua juventude, da amizade com Capitu, que passa a paixão e é interrompida quando sua mãe lhe envia para o seminário, para pagar uma promessa. No seminário Bentinho se torna amigo de Ezequiel de Sousa Escobar.
Após largar o seminário e estudar direito, Bentinho e Capitu se casam. Anos mais tarde, e depois da morte de Ezequiel, Bentinho passa a desconfiar que seu melhor amigo e Capitu o traíam às escondidas.


É uma boa oportunidade para reler a obra original.

Leia também a biografia de Machado de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário