quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Século: Inverno do Mundo - Ken Follett

O livro retoma a história do século XX aproximadamente 13 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, e do fim do volume I, e desde as primeiras páginas se mostra chocante, intenso, pungente, chocante e arrebatador.
As cinco famílias – Dewar dos Estados Unidos, von Ulrich da Alemã, Peshkov da Rússia, Fitzherbert da Inglaterra  e Williams de Gales –testemunham os confrontos que abalaram a Europa durante o século XX, como a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, com todos os seus desdobramentos e reviravoltas.
Á medida em que mistura ficção e realidade, Ken Follett cria personagens marcantes que "contracenam" com personagens reais, como Hitler, Roosevelt, Churcill, Oppenheimer e Stalin.
Entre os personagens está Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, que começa a testemunhar os horrores do nazismo aos 11 anos. Enquanto eu irmão Erik é convencido a se juntar aos nazistas, ela permanece na oposição, e tem que assistir à ruína de sua família enquanto luta por seus ideais e desempenha um importante papel na História.
Do outro lado do Atlântico, os irmãos Woody e Chuck Dewar, vivem o período de relativa tranquilidade que reinou no Estados Unidos entre o fim da crise financeira de 1929 e a entrada na Guerra. Eles seguem diferentes caminhos, um para Washington e o outro para a Marinha Americana, mas ambos têm a oportunidade de testemunhar e ajudar a história a ser feita.
O universitário inglês Lloyd Williams, filho de uma parlamentar britânica, assiste na Alemanha a Ascensão do Terceiro Reich, e se convence, durante sua participação na Guerra Civil Espanhola que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor.
A jovem herdeira Daisy Peshkov vive em um mundo onde sua maior preocupação é ser aceita pela alta sociedade americana e britânica até que se vê inserida no horror da guerra bem quando achava que tinha alcançado seu maior objetivo. Enquanto seu meio-irmão também procura um lugar para si em Washington.
Na URSS, Volodya Peshkov consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho, que o faz conviver com os demais personagens, entrelaçando relações diplomáticas e espionagem.
Mas os personagens que se destacaram no primeiro livro da trilogia também têm seu lugar nesta sequência. Ethel Leckwith passa a lutar para que o fascismo não tenha lugar na Inglaterra, tarefa na qual ela volta se embater com Ftiz. Grigori Peshkov agora é um figurão na União Soviética, ao passo que seu irmão tornou um milionário na América. E Walter von Ulrich, junto com a esposa Maud, luta ferrenhamente contra Hitler.
Mas nem todos os personagens chegam vivos ao fim do livro...

O terceiro volume da trilogia tem o lançamento previsto para 2014 e dará continuidade à saga das cinco famílias durante o período da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário