sábado, 16 de fevereiro de 2013

Contos Inacabados - J. R. R. Tolkien

Coletânea de histórias nunca terminadas quando o autor estava vivo, mas foram compiladas por seu filho, Christopher Tolkien e publicados em 1980 no Reino Unido. Ao contrário de O Silmarillion, também uma obra póstuma, em que Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência, Contos Inacabados é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien pai antes de morrer. Por causa disto, o livro vem acompanhado de inúmeras notas que explicam certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos.
Pode-se ver no livro explicações mais detalhadas, muitas vezes novas, sobre coisas faladas no Silmarillion, no Senhor dos Anéis e em O Hobbit (o que é um grande atrativo), como a história dos magos, os Istari, do qual Gandalf faz parte, a história de Tuor após seu encontro com o deus Ulmo das Águas, as Palantíri e outros personagens meno importantes.
O livro é dividido em quatro partes que são divididas em capítulos. A primeira parte narra fatos ocorridos na Primeira Era.A segunda parte narra fatos da Segunda Era. A terceira parte conta os fatos ocorridos na Terceira Era e narra resumidamente os fatos ocorridos na trilogia O Senhor dos Anéis. A quarta parte narra os fatos ocorridos após a Caçada ao Anel e contém mapas da terra média.
Há também, para os fãs mais interessados uma lista de notas explicativas e um glossário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário