sábado, 27 de julho de 2013

O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie

Daqueles maravilhosos livros em que a autora mostra toda  magnificência criativa e narrativa (e seu estilo, inegavelmente britânico); agradabilíssimo de ser lido o som d'Os Concertos de Brandemburgo, do compositor alemão Joham Sebastian Bach.
Neste romance, Poirot, que se retirara para uma pacata vila britânica de Kings About (uma cidadezinha do interior da Inglaterra onde a fofoca é o passatempo preferido) é arrastado à investigarão do assassinato do rico industrial Roger Ackroyd, que pode estar relacionado com outras duas mortes suspeitas.
Recentemente, o grupo da má língua, liderado por Caroline Sheepard, irmã do prestigiado doutor James Sheepard, andava especulando sobre o relacionamento da então viúva Miss Ferrars e de Mr. Ackroyd.
Após a repentina morte de Miss Ferrars Ackroyd revela a Sheepard que esta matara o marido e estava sendo chantageada, e que em uma carta que acabara de receber ela lhe revelava o nome do chantagista.
Com a ajuda do Doutor Sheepard, Poirot passa a investigar o crime, cometido com a sua própria adaga da vítima. A investigação é tortuosa e Poirot concebe que cada um tem uma mão no assunto.

O final só não é mais inesperado que o de Cai o Pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário