sábado, 31 de agosto de 2013

Biografia de George R. R. Martin

George Raymond Richard Martin nasceu em Bayonne, Nova Jérsei em 20 de setembro de 1948. O autor é mais conhecido por seu trabalho mais recente, As Crônicas de Gelo e Fogo (uma fantasia épica), mas também já escreveu roteiros, ficção científica e terror.
Quando jovem, ele era um leitor ávido de quadrinhos de superheróis, o que ele pontua como uma grande influência para se tornar escritor. Em 1970, Martin recebeu seu Bacharelado em jornalismo na Universidade Northwestern, Illinois. Ele depois completou um Mestrado em jornalismo, também em Northwestern, em 1971.
Martin começou a escrever contos de ficção científica ainda na universidade, e, apesar das dificuldades que enfrentou no início de sua carreira, não tardou a se tornar um escritor premiado e reconhecido.
Durante a década de 1980, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros.
Em 1991, Martin voltou a se dedicar a livros, começando a escrever As Crônicas de Gelo e Fogo. O primeiro volume, A Guerra dos Tronos, foi publicado em 1996, sendo seguida por A Fúria dos Reis, em 1998, Tormenta de Espadas, em 2000, O Festim de Corvos, em 2005 e A Dança dos Dragões, em 2011. A série, ainda incompleta (faltam os dois últimos volumes), já é aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.
Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de Game of Thrones estreou em 17 de abril de 2011. Até o momento foram produzidas duas temporadas, tendo dez episódios e abarcando o primeiro e o segundo livro da série cada.
Em seu tempo livre ele coleciona miniaturas com temas medievais, lê e coleciona livros de ficção científica, terror e fantasia e quadrinhos.
Em 15 de fevereiro de 2011, Martin se casou com sua namorada de longa data, Parris McBride, em uma pequena cerimônia para amigos e familiares em sua casa em Santa Fé, Novo México. O casal trocou alianças inspiradas em anéis célticos, feitos sob encomenda por artesãos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário