quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Eu, Tituba, Feiticeira... Negra de Salem - Maryse Condé

Outro livro comprado nas máquinas 24x7 do metrô (assim com Quando o Amor Transpõe o Oceano).
Trata-se da história de uma escrava acusada de bruxaria, em Salem, no final do século XVII.
Condé, professora de literatura antilhana na Universidade de Columbia,  se dedicou a temas afroamericanos e diz ter escolhido escrever a história de Tituba para dar voz a uma das personagens esquecidas nos lúgubres acontecimentos de Salem.
Tituba foi criada por uma velha curandeira, e com ela aprendeu a usar a natureza para curar. Porém, esse era exatamente o tipo de coisa que irritava os puritanos, fanáticos cristãos, misóginos e preconceituosos (vide A Letra Escarlate).
No início do livro fica claro que Tituba não seria a clássica mártir sofredora. A autora deixa transparecer os defeitos e falhas que a fazem humana.
Também acompanhamos o amadurecimento dela por sua fala, já que o livro é narrado em primeira pessoa pela própria Tituba.
À medida em que tem contato com os cristãos (que ela chama de brancos) vemos uma batalha maniqueísta ser travada no interior da personagem, que se contamina com os preconceitos e o desejo de fazer o mal (vingança) dos puritanos.

2 comentários:

  1. oinvc sabe onde posso comprar ou baixar esse livro estou fazendo meu tcc sobre ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tenho certeza de como te ajudar, porque o comprei naquelas máquinas de livro do metrô... mas imagino que você possa escrever para a editora e pedir informações.

      Boa sorte.

      Excluir