sábado, 5 de abril de 2014

Raptado - Robert Louis Stevenson

O livro narra a história de David Balfour, um jovem escocês do século XVIII, que ao perder os pais deixa sua terra natal, Essendean, para ir ao encontro de um parente seu ao qual seu pai havia deixado uma carta para ser entregue em mãos. Ao chegar na casa de seu destinatário, David descobre que ele é seu tio, Ebenezer Balfour, dono da propriedade de Shaws. David não é bem recebido por seu tio e logo sofre uma tentativa de assassinato por parte dele.
David procura contornar a situação, e acreditando que está no controle desta vez, vai com seu tio à cidade de Queensferry onde este trataria de negócios com o capitão de um navio. Na cidade, David descobre que seu pai era de fato o irmão mais velho, sendo assim, a propriedade de Shaws lhe pertencia por hereança. No entanto, antes de poder reclamar seus direitos, David é ludibriado pelo capitão, Hoseason, que o faz embarcar no navio, o Covenant de Dysart, supostamente para ajudá-lo contra seu tio. Na verdade, Ebenezer havia contratado o capitão Hoseason para raptar seu sobrinho e vendê-lo como escravo
No navio David passa um tempo preso no porão, e outro no castelo de proa, até que ocorre um assassinato, e David é tranferido para a cabine de popa. Ao abalroar um bote, recolhem ao navio um homem vestido com o uniforme do exército francêsque na época apoiava os tories, membros do partido católico que defendiam a dinastia Stuart, que havia sido deposta do trono britânico em 1668 na Revolução Gloriosa. Este homem, um inimigo do Estado inglês, era Alan Breck Stewart e dividiria com David várias aventuras e perigos antes do fim do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário