sábado, 13 de junho de 2015

Os Olhos do Dragão - Stephen King

Quem diria que leríamos um conto de fadas escrito por Stephen King? E dos bons? Na verdade uma das melhores história que ele criou.
Ao melhor estilo Tolkien, ele inventou a história para ler para seus filhos. Também aproveitou e fez uma relação forte com a série Torre Negra. Na verdade foi o primeiro livro que me levou a perceber que há referências à Torre em outros livro de King (como Buick 8, Saco de Ossos, A Hora do Vampiro e o conto O Nevoeiro — mais sobre essas relações no blog Cultura e Bobagem e em outros sites).
A história se passa no distante reino de Delain (em outro mundo, nos Território?) há muito tempo. O bom rei Roland estava velho e enfraquecido pela nociva influência do feiticeiro da corte, Flagg. Durante anos Flagg conseguira sussurrar suas maldades nos ouvidos do rei. Mais que isso, há indícios de que ele vinha a Delain, sempre causando ódio e revolta.
Apesar do controle que o feiticeiro exercia sobre Roland, ele não era uma figura apreciada por seu herdeiro, Peter. Para afastá-lo do trono e colocar em seu lugar o irmão mais novo e mais influenciável, Thomas, Flagg planeja o assassinato do rei de modo a jogar a culpa sobre Peter.
Quando ele consegue o que quer, isola o herdeiro na torre-prisão e passa a governar através de Thomas. Em escala maior ele pretende forçar uma revolta popular, para que haja guerra e matança; para isso, ele faz com o que o rei Thomas castigue seus súditos com pesados impostos e leis injustas.
Durante os anos em que Flagg executa seu plano de caos, Peter, na torre, elabora sua rota de fuga, para sair da prisão e enfrentar Flagg.

É desnecessário dizer que o livro é fantástico, que a narrativa é impecável, que a trama é única e que a satisfação é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário