sábado, 22 de agosto de 2015

Biografia de H. G. Wells

Eu conheço pelo menos dois grandes autores que nasceram em 21 de setembro, um é Stephen King, que nasceu em 1947, o outro é H. G. Wells, nascido em 1866, em Bromley, Inglaterra.
Wells foi outro escritor que, de origem pobre, prosperou com a pena.
Nascido em um distrito de Londres, Herbert George Wells, foi aprendiz de um negociante de panos, labutou por muito tempo para ter condições de bancar o próprio estudo até conseguir uma bolsa na Escola Normal de Ciências, em Londres, onde estudou biologia. Wells chegou a trabalhar sob a orientação de T. H. Huxley, conhecido como buldogue de Darwin por sua ferrenha defesa da teoria da evolução (foi também avô de Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo).
Wells certamente aproveitou muito de sua formação acadêmica para desenvolver o plano de fundo de seus romances e contos sobre ficção científica, mas é sempre bom lembrar que ele também foi muito produtivo em artigos e livros científicos bem como em livros didáticos. Sem dúvida é seguro afirmar que sua genialidade narrativa ficou bem registrada.
É triste, entretanto, a análise de sua produtividade do ponto de vista da literatura, pois, foram poucos os romances que ele deixou, tendo parado cedo e se dedicado apenas à ciências. Seus mais famosos livros são A Máquina do Tempo (1895), A Ilha do Dr. Moreau (1896), O Homem Invisível (1897) e A Guerra dos Mundos (1898). Tendo vivido mais 50 anos depois de sua publicação, para mim, a obra prima do autor foi A Ilha do Dr. Moreau, auge literário de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário